• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Os 4 Elementos e seus Ritmos de energia e consciência

Iniciado por Sara, Julho 16, 2016, 09:47:54 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Sara

Os 4 Elementos e seus Ritmos de energia e consciência

Os 4 Elementos e seus Ritmos de energia e consciência

Os 4 elementos são tipos básicos de energia e consciência e atuam em cada um de nós. A vida é uma manifestação dos Elementos, que correspondem a diversos aspectos da realidade como por exemplo, às necessidades básicas de qualquer organismo avançado: alimento (terra), ar, água e calor (fogo). Na Grécia Antiga, os Elementos correspondiam naturalmente às faculdades do Homem: física (terra), intelectual (ar), estética ou emocional (água) e moral ou espiritual (fogo).

A Astrologia trabalha com os quatro elementos, que estão presentes em qualquer ser da natureza.

Fogo
Terra
Ar
Água


Como se formam os elementos

As quatro qualidades primitivas que dão origem aos quatro elementos.

Quente
Frio
húmido
Seco

Cada uma destas qualidades estão associadas os sinais "positivo" e "negativo" que correspondem a características mais masculinas ou mais femininas, mais ativo ou mais passivo, mais "Yang" ou mais "yin".

Quente ++ Frio +-
Húmido – Seco -+


Relação entre os elementos e as qualidades

O fogo é formado das qualidades primitivas quente e seco, com 3 sinais de mais e um de menos, que o fazem um elemento de polaridade masculina ou de atividade extrovertida.

Signos de Fogo – Carneiro ,Leão e Sagitário.

O fogo representa a intuição ou a sensibilidade de intuir, Deduzir ou concluir por intuição, sem a intervenção do raciocínio. Pessoas com intuição podem antecipar o futuro através de imagens e insights.


_A terra é formada pelas qualidades primitivas fria e seca com dois sinais cada, sendo considerada um elemento de polaridade feminina ou de atividade introvertida.

Signos de Terra - Touro, Virgem e Capricórnio
A Terra representa a sensação ou a capacidade de lidar com a concretização, aspetos materiais e concretos da vida e ainda de expressar as suas sensações ou sentidos físicos.

O Ar é formado pelas qualidades primitivas Quente e Húmido, com dois sinais de cada (2 sinais + e 2 sinais -) sendo considerado um elemento de polaridade masculina ou de atividade extrovertida.

Signos de Ar - Gémeos, Libra (Balança), Aquário

O Ar representa o pensamento, capacidade intelectual, ordem mental e aprendizagens, interesse por aprendizagens e atividades intelectuais e a capacidade de se relacionar.

A Água é formada das qualidades primitivas fria e húmida com 3 sinais de menos (-) e um sinal de mais (+), que fazem deste, um elemento de polaridade feminina ou de atividade introvertida.

Signos de Água - Caranguejo, Escorpião e Peixes

A Água representa o sentimento, capacidade de expressar emoções e sentimentos, abertura para se envolver com as pessoas, ambientes e atividades.


O que significam os 4 elementos?

Os 4 elementos, Fogo, Terra, Ar, Água, descrevem as funções da personalidade mais básicas, sendo estas:

Intuição – Fogo
Sensação – Terra
Pensamento – Ar
Sentimento – Água

Tradicionalmente os elementos são divididos em 2 grupos:

Yang – Fogo e Ar – masculinos, ativos, recetivos, auto-expressivos. Agem de dentro para fora e são auto-centrados.

Yin – Água e Terra – Femininos, passivos, recetivos e auto-repressivos. Agem de fora para dentro, a partir do mundo exterior.