Fórum Mestre Cruz

Ocultismo => Bruxaria Negra & Branca => Tópico começado por: Sara em Julho 14, 2016, 07:20:12 PM

Título: O que é o Vodu?
Mensagem de: Sara em Julho 14, 2016, 07:20:12 PM
O que é o Vodu?

Vodu é um misto de crenças cristãs e ritos africanos, onde o elemento sobrenatural é preponderante. É um ritual de culto a deuses de origem africana e aos santos mais representativos da Igreja Católica.

O vodu teve origem na África e foi trazido pelos escravos que vieram para a América, na época da colonização.

O vodu é uma religião que cultua os antepassados e entidades chamadas de loas. Cada loa é reverenciada no seu dia próprio, onde animais (galinha, cabra), são sacrificados e oferecidos, junto com frutas e outras comidas.

Os hogans (feiticeiros) são verdadeiros chefes espirituais. As mulheres que conduzem o ritual são chamadas de mambu.

Os rituais de vodu, chamados de magia negra, são acompanhados de danças, cantos e músicas tocadas em instrumentos de percussão. Os participantes, vestidos com roupas típicas, entram em transe e incorporam os loas (os bons e os maus espíritos).

No Brasil o vodu misturou-se a outras práticas religiosas, principalmente o catolicismo. Em cada estado recebeu um nome e característica próprias: na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo passou a ser chamado Candomblé jeje; no Maranhão e no Amazonas Tambor de Minas e em Pernambuco o Xangô.

No Haiti, país da América Central, o vodu é a religião cultuada pela maioria da população. A feitiçaria e o Estado estiveram ligados durante toda a história haitiana. Desde cedo os governantes proclamavam ser homens sobrenaturais, pois contavam simultaneamente com a força do Estado e com sua condição de bruxos eficientes.  Quase todos os homens que governaram o país, comandavam paralelamente as danças cerimoniais