• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Significado de Olho por olho, dente por dente

Iniciado por Ricardo, Março 05, 2018, 05:03:14 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo

O que é Olho por olho, dente por dente:

Olho por olho, dente por dente, é uma expressão que significa vingança, e que o castigo deve ser dado na mesma proporção do dano causado.

Olho por olho, dente por dente, é um dito popular que sugere uma punição do mesmo tamanho da ofensa.

A expresão "Olho por olho, dente por dente", surgiu na antiquidade, onde a justiça era feita pelas mãos dos homens.

Código de Hamurabi
Hamurabi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C., é o autor de 282 leis, que ficaram conhecidas como Código de Hamurabi, baseadas na lei de talião, pena antiga pela qual se vingava o delito, infligindo ao delinquente o mesmo dano ou mal que ele praticava. Olho por olho, dente por dente, era a base de qualquer justiça: "Se uma pessoa arrombar uma casa alheia, deverá ser condenado à morte e ser enterrado na parte da frente do local do arrombamento". "Se alguém acusa o outro, mas não pode prová-lo, o acusador será morto"

Descoberto em 1901, pelo arqueólogo francês, Jacques de Morgan, nos arredores da antiga Susa, atual Tunísia, o Código de Hamurabi encontra-se hoje no Museu do Louvre, em Paris.

Olho por olho, dente por dente na Bíblia
A expressão olho por olho, dente por dente também se encontra na Bíblia, mais concretamente em Êxodo 21:24: "Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé." Nesta passagem, Deus revelou a Moisés algumas leis para que ele passasse para o resto do povo. Esta lei se encaixa nas leis a respeito da violência.

No entanto, essas coisas mudaram com a vinda de Jesus e da Nova Aliança. Em Mateus 5:38-39, Jesus disse: "Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, lhes digo: Não se vinguem dos que lhes fazem mal. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também."

Muitos anos mais tarde, Gandhi afirmou: "Olho por olho e o mundo acabará cego". Com estas afirmações, Jesus e Gandhi estavam revelando a importância do perdão e da não-violência, porque a vingança corrói e cega o ser humano.

Concordam ?  Olho por olho , dente por dente?