Fórum Mestre Cruz

Fenômenos Misteriosos => Enigmas e Mistérios => Tópico começado por: Neferus em Abril 04, 2017, 02:20:41 PM

Título: UVB-76 / MDZhB / "The Buzzer": A Mais Misteriosa Rádio do Mundo
Mensagem de: Neferus em Abril 04, 2017, 02:20:41 PM
Imagine uma rádio que durante mais de 30 anos está ativa para todo mundo ouvir, só que não transmite música, notícias ou publicidade, somente um bip repetitivo. Pois ela existe e fica na Rússia.

Muitas pessoas adoram ouvir musica. Só que para milhares de pessoas ao redor do mundo, ouvir rádio não significa ouvir música ou notícias, mas sim um estranho bip simples, e repetido cerca de 25 vezes por minuto, ao longo das 24 horas do dia, e mais nada. Estes ouvintes são fãs e curiosos que gostam de ouvir a mais estranha rádio do mundo, chamada por eles de "The Buzzer".

A rádio existe desde o final dos anos 70, e no ano de 1982 foi gravada pela primeira vez seu misterioso bip.

https://www.youtube.com/watch?v=hXCBkR-QClg

A estação de rádio é conhecida entre os ouvintes de rádio como "The Buzzer", mas ganhou o nome de UVB-76, pois às vezes os bips eram interrompidos e alguém falava uma mensagem, basicamente números e nomes, começando com UVB-76. Desde o ano de 1982, quando a rádio foi gravada, até o ano de 2010, somente 3 mensagens foram comprovadamente transmitidas! O resto foi sempre bip, bip e mais bip.

Em 24 de Dezembro de 1997, às 21:00 UTC: "Ya UVB-76, Ya UVB-76. 180 08 BROMAL 74 27 99 14. Boris, Roman, Olga, Mikhail, Anna, Larisa. 7 4 2 7 9 9 1 4."

Em 09 de Dezembro de 2002, 04:18 UTC: "UVB-76, UVB-76. 62 691 IZAFET 36 93 82 70"

Em 21 de Fevereiro de 2006, 07:57 UTC: "UVB-76, UVB-76. 75-59-75-59. 39-52-53-58. 5-5-2-5. Konstantin-1-9-0-9-0-8-9-8-Tatiana-Oksana-Anna-Elena-Pavel-Schuka. Konstantin 8-4. 9-7-5-5-9-Tatiana. Anna Larisa Uliyana-9-4-1-4-3-4-8."

Estas foram as mensagens transmitidas deliberadamente pela rádio, mas durante este tempo todo, os ouvintes esporadicamente ouviam conversas distantes e outros ruídos de fundo. Isso sugere que o dispositivo é movimentado por trás de um microfone ao vivo e constantemente aberto (em vez de uma gravação de som ou automatizada sendo alimentada através de equipamentos de reprodução) ou que um microfone pode ter sido ligado acidentalmente. Uma dessas ocasiões foi em 3 de novembro de 2001, quando uma conversa em russo foi ouvida:

- "Я - 143. Не получаю генератор ". "Идёт такая работа от аппаратной". ("Eu sou o 143º. Eu não recebo o oscilador (gerador). " "Isso é o que a sala de operações está emitindo." ou "Essas são as ordens de operações.")

https://www.youtube.com/watch?v=nCC8Xb7K0c8

A Mudança de UVB-76 para MDZhB

Como você leu, até 2010 a rádio era uma monotonia só, mas tudo mudou no segundo semestre de 2010.
Em 05 de Junho de 2010, a UVB-76 ficou aproximadamente 24h em silêncio, retornando à sua transmissão normal no dia 06 de Junho. No dia 10, uma série de códigos em morse foi transmitido por quatro minutos.

No dia 1º de Setembro, a UVB-76 transmitiu um trecho de 38 segundos da "Dança dos Pequenos Cisnes" do ballet O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky. Um pequeno fragmento em morse também foi transmitido.

No dia 05, uma voz feminina leu uma mensagem em código e depois de uma hora iniciou uma contagem de 1 a 9 em russo.

A transmissão seguinte foi em 07 de Setembro, às 0548 UTC: "Mikhail Dmitri Zhenya Boris. Mikhail Dmitri Zhenya Boris. 04 979 D-R-E-N-D-O-U-T. T-R-E-N-E-R-S-K-I-Y." Ela foi a primeira de 25 mensagens transmitidas até o fim do mês de Setembro, seguidas por outras 56 entre Outubro e Dezembro.

Em todas elas, com exceção da realizada em 10 de Setembro, o código inicial transmitido "UVB-76" foi substituído por "Mikhail Dmitri Zhenya Boris," o que sugere que a "estação de números" foi rebatizada de UVB-76 para "MDZhB".

Em 11 de Novembro de 2010 uma conversa telefônica foi acidentalmente transmitida por 30 minutos. Essa conversa está disponível em russo. https://soundcloud.com/danix111/uvb-76-2010-11-11-14-00-utc

A rádio continua até hoje emitindo seus bips, mas algo incomum aconteceu. Pela primeira vez em mais de 30 anos, a rádio emitiu uma ordem. No dia 24 de janeiro de 2013 claramente foi ouvido:

"OBYaVLENIYA KOMANDA 135" ("Comando 135 iniciado")

Foi o suficiente para os fóruns sobre o assunto ficarem agitados.

https://www.youtube.com/watch?v=bqkE25mS0ZM

Explicações do que poderia ser a misteriosa rádio:

Um livro foi encontrado contendo um histórico de mensagens enviadas pela UVB-76. O sinal que tinha fascinado o mundo por anos agora tinha uma presença física, e foi confirmado que estava envolvido com os militares russos.

- A rádio Voz da Rússia adora usar trechos da "Dança dos Pequenos Cisnes" do ballet O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky em sua programação. Coincidentemente um trecho de 38 segundos desta canção foi transmitida no dia 1 de setembro, o que poderia sugerir uma relação.

- A rádio é uma estação de ondas curtas. As ondas curtas representam importante papel nas transmissões de rádio tanto para radiodifusão como para fins utilitários (comunicações com aviões, embarcações, etc), civis, militares ou comerciais. Devido a característica do comprimento de onda, as transmissões em ondas curtas se propagam até grandes distâncias através de saltos por deflexão nas camadas da ionosfera. Muitos países contam com emissoras estatais de ondas curtas em diversos idiomas, com a intenção de levar as notícias econômicas, culturais ou mesmo as notícias do dia-a-dia da sua população para além de suas fronteiras territoriais, visto que as ondas curtas possuem grande alcance geográfico).

- Militar. Esta opção é bem cotada, pois foi descoberto que a rádio até o ano de 2010 ficava em um complexo militar na Rússia, chamado Povarovo. O complexo foi desativado em 2010 e os moradores disseram que uma névoa encobriu o local por um tempo e depois não tinha mais nada! Sumiram! Isto coincide com a rádio ter mudado "seu nome" de UVB-76 para "Mikhail Dmitri Zhenya Boris". Exploradores até encontraram um caderno com histórico de mensagens transmitidas pela rádio.

- Comunicação com espiões. Através da frequencia dos bips ou entre eles, seriam emitidas mensagens para os agentes russos. Esta opção para mim não é muito interessante, pois existem equipamentos muitos mais modernos e com níveis avançados de criptografia. Pra que os militares iriam usar uma rádio operando em ondas curtas (usadas no inicio) para comunicação com agentes?

Onde ela fica?

Esta misteriosa rádio pode ser dividida em 2 eras distintas. A era UVB-76 e a era MDZhB, iniciada em 07 de setembro de 2010.

A localização da rádio que transmitia do final dos anos 70, até o ano de 2010 foi descoberta. É um pequeno complexo militar russo na cidade de Povarovo. Hoje a cidade e o local esta em ruínas, com muito material enferrujado, lixo, entulhos, está alagado, um caos, ou o paraíso para os "ruineiros", que foram lá e exploraram todo o local, fazendo várias fotos e vídeos. Finalmente foi mostrado o local de onde vinham os sons que enfeitiçaram os ouvintes por décadas :)

Lembra que acima eu escrevei que em 2010 a rádio mudou, onde até trocou a chamada para MDZhB ao invés de UVB-76? Pois ela também mudou também de lugar, mas ninguém sabe ao certo sua localização. Para aumentar o mistério, parece que não existe mais somente uma estação de transmissão, mas várias!

Um dos responsáveis por popularizar a rádio para os ouvintes comuns, que não tem equipamento de rádio amador, necessário para ouvi-lá, fazendo streaming pela internet, foi o esloveno Andrus Aaslaid, que transmite do sótão da sua casa e tem um site especial, chamado uvb-76.net. Neste site tem um mapa com a triangulação, que pode ser visto aqui. Muitos dizem que a rádio se mudou para os arredores da cidade de Pskov, perto da fronteira da Rússia com a Estônia. Outra triangulação aponta para a aldeia de Kirsino, que tem incríveis 39 habitantes!

(https://thumb.ibb.co/nixGFa/uvb_76_Andrus_Aaslaid.jpg) (https://ibb.co/nixGFa)

Resumindo:
- UVB-76 ficava na cidade militar de Povarovo
- MDZhB: pelo visto são várias estações de transmissão. Alguns acreditam que uma esteja perto de Pskov e outra na aldeia de Kirsino (39 habitantes!)


fonte: assombrado.com.br