• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Mediunidade Ostensiva - como desenvolver

Iniciado por Neferus, Abril 03, 2017, 05:04:19 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Neferus



Mediunidade ostensiva como desenvolver: regras, exercícios e sugestões

No capítulo XVII de O Livro dos Médiuns, Allan Kardec descreve algumas regras, exercícios e sugestões de como iniciar o desenvolvimento e a educação para a mediunidade. Vejamos dois trechos deste capítulo:
"Coisa ainda mais importante a ser observada, do que o modo da evocação, são a calma e o recolhimento, juntas ao desejo ardente e à firme vontade de conseguir-se o intuito. Por vontade, não entendemos aqui uma vontade efêmera, que age com intermitências e que outras preocupações interrompem a cada momento; mas, uma vontade séria, perseverante, contínua, sem impaciência, sem febricitação. A solidão, o silêncio e o afastamento de tudo o que possa ser causa de distração favorecem o recolhimento. Então, uma só coisa resta a fazer: renovar todos os dias a tentativa, por dez minutos, ou um quarto de hora, no máximo, de cada vez, durante quinze dias, um mês, dois meses e mais, se for preciso."
"No médium aprendiz, a fé não é a condição rigorosa; sem dúvida lhe secunda os esforços, mas não é indispensável; a pureza de intenção, o desejo e a boa vontade bastam. Têm-se visto pessoas inteiramente incrédulas ficarem espantadas de escrever a seu mau grado, enquanto que crentes sinceros não o conseguem, o que prova que esta faculdade se prende a uma disposição orgânica."
O Livro dos Médiuns é um poderoso aliado para quem quer aprender mais e um guia indispensável para os irmãos de ideal espírita que desejam desenvolver a mediunidade que já se mostra ostensiva. Veja:
"Seu objetivo [o livro] consiste em indicar os meios de desenvolvimento da faculdade mediúnica, tanto quanto o permitam as disposições de cada um, e, sobretudo, dirigir-lhe o emprego de modo útil, quando ela exista."

Quais os obstáculos e perigos para quem tem mediunidade ostensiva?
A mediunidade, para servir de instrumento de caridade para com o próximo, depende de ser conhecida, ou seja, estudada, aprendida e direccionada ao bem. A mediunidade ostensiva, quando o médium que dela é dotado desconhece este fenómeno, pode vir a ser um grande problema, pois sem o controle e o conhecimento necessários as comunicações podem acontecer em locais impróprios, em momentos inoportunos, trazendo, às vezes, constrangimento. Quando o médium não é "educado", normalmente as manifestações são trazidas por espíritos mal intencionados que podem desestabilizar a vida do médium. Neste caso, a mediunidade ostensiva, que é uma dádiva, uma oportunidade de melhoramento para ser usada em prol do bem ao próximo, pode ser também uma prova muito difícil e causar problemas ao médium ao invés de ajudá-lo em seu desenvolvimento moral.

"Poderia a mediunidade produzir a loucura?
Não mais do que qualquer outra coisa, desde que não haja predisposição para isso, em virtude de fraqueza cerebral. A mediunidade não produzirá a loucura, quando esta já não exista em gérmen; porém, existindo este, o bom-senso está a dizer que se deve usar de cautelas, sob todos os pontos de vista, porquanto qualquer abalo pode ser prejudicial."

O maior perigo para o médium que não controla sua mediunidade é justamente incorrer em obsessão, que é o domínio do espírito sobre os sentimentos e pensamentos do médium. A obsessão pode ser simples, quando as influências são menos notadas e se manifesta por situações comuns como as pequenas irritações, os maus humores, as tristezas repentinas, etc. Pode também ser uma fascinação, em que o médium já não age mais por sua vontade, pois seus pensamentos são inteiramente controlados pelo espírito malfeitor. Ou Pode ser a subjugação, estágio em que o médium age inteiramente sob o domínio do espírito obsessor. É o caso que até pouco tempo se conhecia pelo termo "possessão". Nessa situação extrema, o médium não age mais por si, é o espírito maldoso que o domina completamente, sua mente e seu corpo, levando o médium a cometer atos extremamente perigosos, para si e para outros.

Estes irmãos mal-intencionados costumam se aproveitar da inocência e falta de conhecimento para impressionar os médiuns e, posteriormente, conseguir obsediá-los. Se esta tática descaridosa funciona com eficiência em pessoas adultas, imagine o mal que pode causar em jovens e crianças. É sobre isso que nos alerta um irmão espiritual auxiliador, no Livro dos Médiuns:

"A prática do Espiritismo, como veremos mais adiante, demanda muito tato, para a inutilização das tramas dos Espíritos enganadores. Se estes iludem a homens feitos, claro é que a infância e a juventude mais expostas se acham a ser vítimas deles."
Para estudar mais e encontrar respostas a essas e outras dúvidas, O Livro dos Médiuns merece sua total atenção. Você agora dispõe de tempo hábil para ler e estudar o livro, porque já existe uma versão em áudio. O retorno mais rápido e comprovado dos estudos.

Você pode, por exemplo, baixar o Audiobook completo deO Livro dos Médiuns em  https://obras.canoro.com.br/o-livro-dos-mediuns-hj/.
Referências
Todos os trechos presentes neste artigo foram retirados deO Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, acessado no endereçowww.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/136.pdf em 03/06/2015

https://blog.canoro.com.br/mediunidade-ostensiva-sera-que-voce-possui/