• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Terapia Holística

Iniciado por Andromeda, Agosto 22, 2016, 11:58:33 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Andromeda

Terapia Holística é o nome dado a qualquer terapia que siga os princípios do holismo. Ou seja: que aborda o problema a ser tratado como um todo, não através de uma visão fragmentada do real.

A abordagem holística acredita que os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema, e objetiva tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como dos sintomas.

A terapia holística visa equilibrar estados mentais-emocionais negativos, desbloquear a energia dos centros, trazer mais autoconsciência corporal, emocional, mental e espiritual,  entre outros, para minimizar o sofrimento.

Trata pessoas que podem não ser consideradas doentes, tecnicamente, mas que querem melhorar a utilização dos seus corpos e sentir maior plenitude nas suas vidas.

A terapia holística é uma alternativa de tratamento que considera o ser humano uma individualidade complexa formada por muitos corpos (corpo físico, corpo energético, corpo emocional, corpo mental e corpos anímicos e espirituais). Os problemas que aparecem no corpo físico são reflexos de desajustes energéticos e emocionais-mentais, então o ser humano deve ser tratado como um todo, holisticamente. O mais importante é tratar as causas das doenças, para que os efeitos sejam suprimidos.

Uma equipe de trabalho holístico deveria contar com a ajuda de diversos profissionais da saúde, incluindo abordagens convencionais. 

Enfermeiros, técnicos e assistentes sociais ajudam na integração e interações entre pacientes, familiares, equipe da saúde e comunidade e podem fazer parte de uma equipe holística. Profissões como a tanatologia , harpaterapia, arteterapia , capelania podem ajudar com meditações, orações e estudos na assistência espiritual. A psicologia, cinesiologia , ecoterapia, dança circular, terapia ocupacional, cromaterapia, aromaterapia, cura prânica, reiki , reconexão, florais, musicoterapia e outras atividades como contação de histórias e atividades lúdicas  (por exemplo, palhaços)  podem apoiar emocional e mentalmente os pacientes. E a medicina holística como a acupuntura[10], ayuverda, homeopatia , terapia neural, antroposófica, fitoterapia, florais, ozonioterapia juntamente com a medicina convencional, as atividades físicas da educação física, fisioterapia, exercícios físicos orientais (yoga, tai-chi, lian gong), massagens, nutrição, arquitetura ajudam fisicamente o paciente.

fonte: wikipedia