• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Top 10 dos mitos urbanos em Portugal

Iniciado por Neferus, Abril 04, 2017, 01:54:32 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Neferus

Há uma boa dose de mitos urbanos nacionais. Agora, dos 10 que selecionámos, confira em quantos caiu

1  - Ratos gigantes, albinos e vorazes, nos quatros andares subterrâneos (embora só existe um nível, na verdade) do Convento de Mafra, alimentados com cadáveres de cães, gatos e vacas pelos militares da Escola Prática de Infantaria para que não invadam as ruas.

2 - Adolescentes que são apanhados em lojas chinesas, wc de discotecas ou crianças em grandes superfícies e depois são encontrados com uma cicatriz teriam sido raptados para tráfico de órgãos.

3 - Os chineses não morrem em Portugal. E sugere-se que os corpos são desmembrados para os pratos de chop suey ou ocultados para que os documentos possam ser usados por imigrantes ilegais.

4 - Um político influente, carinhosamente apelidado de Catherine Deneuve, passeava-se no Parque Eduardo VII, zona de prostituição e pedofilia. A notícia sempre correu entre os meios jornalísticos e surgiu pela primeira vez no jornal francês Le Point, em 2003, a propósito do caso Casa Pia. Nada foi apurado pela procuradoria.

5 - O ator Diogo Infante teria um caso com José Sócrates. Surgiu estranhamente no Brasil, através de um cronista social e em plena campanha eleitoral de 2005. O boato, lançado com motivos perversos, teve um efeito contrário: Sócrates conquistaria a maioria absoluta.

6 - Laura Diogo, das Doce, foi parar ao hospital depois de ter passado a noite com o futebolista Reinaldo, nos anos 80. O boato foi devastador para a família e profissão de ambos, que saíram do País e "mudaram de ramo".

7 - A 10 de junho de 2005, todos os noticiários abriram com uma notícia que parecia importada do Rio de Janeiro: cerca de quinhentos jovens espalharam o pânico com roubos e ameaças entre os veraneantes. Um arrastão. Mas tratara-se apenas de focos de tensão e incidentes avulsos entre grupos de jovens. Resultado: uma única participação de roubo e quatro detenções.

8 - Inspirado na leitura dramatizada de Orson Welles da Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, em 1938, que gerou o pânico de invasão extra-terrestres na Costa Leste dos EUA, também o locutor português Matos Maia, em 1958, levou os ouvintes a crerem que Carcavelos estava a ser invadido por marcianos. Na América, Welles ficou famoso; em Portugal, o locutor foi interrogado e admoestado pela PIDE.

9 - A intenção era boa e partiu da iniciativa de uma senhora que divulgou no Facebook a necessidade de pijaminhas e filmes infantis para as crianças do IPO. Enredado nesta falsa corrente de solidariedade, o instituto teve de desmentir o pedido. O hospital ficou soterrado com roupa e milhares de cassetes VHS, quando os quartos estão equipados com leitores de DVD.

10 - Um ano antes da revolução, a PIDE pôs a circular o boato de que Mário Soares (então exilado) havia pisado a bandeira portuguesa. Por mais desmentidos alguns bastante enfurecidos e ameaças de processo judicial, o boato continuou a perseguir Soares até ao século XXI.

FONTE: Mitos Urbanos e Boatos, de Susana André (Teorema) - https://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/top-10-dos-mitos-urbanos-em-portugal=f828186