• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Misterioso som do oceano

Iniciado por Ricardo, Março 04, 2018, 11:34:14 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo



Misterioso som do oceano não se ouve na Terra... mas do espaço sim

Misterioso som do oceano não se ouve na Terra... mas do espaço sim: A descoberta foi feita por investigadores da Universidade de Liverpool.© Fornecido por Notí­cias ao Minuto A descoberta foi feita por investigadores da Universidade de Liverpool.
Todos sabemos que o mundo está repleto de mistérios e estes investigadores britânicos vieram comprovar essa teoria. Desta vez, o mistério está no oceano.

Cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, descobriram um som que emana do mar das Caraíbas, mas que consegue apenas ser ouvido do espaço.

Conta o Big Think que o som, como que um apito, é demasiado baixo para conseguir ser ouvido por humanos, mas do espaço tal é possível. Os investigadores detetaram o som quando estavam a estudar os níveis e a pressão do mar, devido à sua função-chave em formar correntes que alimentam a Corrente do Golfo.

"Estávamos a estudar a pressão do oceano através de diferentes modelos e esta região simplesmente não estava a funcionar", explicou Chris Hughes, um dos investigadores. Quando optaram por se concentrar apenas nas oscilações que estavam a notar, aperceberam-se que estas produziam um ruído.

Já no espaço, o efeito deste som é tão forte que conseguiu ser medido. Após uma investigação, os cientistas reconheceram o som como uma 'onda Rossy' que viaja para o oeste no oceano diretamente para a bacia das Caraíbas, no Oceano Atlântico, onde aqui desaparece. 120 dias depois, reapareceu no leste.

Explicam os investigadores que esta onda provoca um efeito no mar que faz com que este apite. No vídeo pode ouvir o som causado pela onda.

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/tecnologia/misterioso-som-do-oceano-n%C3%A3o-se-ouve-na-terra%E2%80%A6-mas-do-espa%C3%A7o-sim/ar-AAnkgow?li=BBoPWjC