• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Sistema Enoquiano

Iniciado por Ricardo, Março 02, 2018, 05:10:49 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo

Os Sistemas conhecidos como Magia Enoquiana, derivam do trabalho do estudioso Elizabetano Dr. John Dee e de Sir. Edward Kelly. John Dee tinha uma paixão por descobrir o conhecimento "perdido" e as "verdades espirituais", em particular, ele queria recuperar a "Sabedoria" contida em Escritos Antigos. Entre estes escritos estava o Livro de Enoque, o qual ele concebeu como sendo uma descrição de um sistema de magia usado por aquele Patriarca. Tendo chegado a conclusão que seus esforços em descobrir as "verdades" em escritos e livros antigos eram infrutíferas, decidiu contactar as Forças Divinas pessoalmente. Durante os anos de 1581 à 1585, Dee executou uma longa série de operações de Magia. Kelly se juntou a Dee em março de 1582, sendo seu assistente exclusivo enquanto durou seu trabalho.

O método empregado para estes trabalhos era bastante simples para a época. Dee agia como orador e dirigia fervorosas orações para Deus e os Arcanjos, com durações que variavam de 15 minutos à 1 hora. Então uma "Bola de Cristal" era colocada em uma mesa preparada, e os Anjos eram chamados à manifestar um aparecimento visível. Kelly via através da "Bola de Cristal" e relatava tudo; Dee sentava-se à outra mesa e registava tudo o que acontecia.

Dee fez várias cópias destes registos. Uma porção deles, relativos às Invocações Angelicais, "Tabletes" e "Liber Scientiae", foram adquiridos juntamente com a biblioteca de Dee por Robert Cotton. Parte desses registos foram publicados no "Casaubon's A True and Faithful Relation". As partes mais antigas relativas à "Heptarchy" e "Liber Loagaeth" vieram à luz por meios mais indirectos.

Inicialmente, Dee aparentemente decidiu esconder os seus registos em um compartimento de um grande móvel de cedro. Depois da sua morte, este móvel passou por várias mãos. Os documentos escondidos não foram descobertos até por volta de 1662, e encontraram um destino nas mãos de Elias Ashmole em 1672. Mais tarde a colecção de Ashmole passou para o Biblioteca Britânica.

De acordo com Ashmole, aproximadamente metade dos registos escondidos estavam destruídos. Apesar disto, os registos das operações realizadas de 1581 até 1585 mantiveram-se quase completamente intactos.

O registo destas operações é muito detalhado; tanto que leva a um estudo cuidadoso no intuito de separar o "joio do trigo". Há longos períodos em que as comunicações parecem não ter nenhum propósito a não ser, manter a atenção dos "Magistas" em continuar as operações. Durante estes períodos os Anjos apresentaram visões coloridas, profecias portentosas, , mas muito pouca informação "sólida". Adicionalmente, o estudioso tem de lidar com incursões em doutrinas apocalípticas, política, problemas pessoais de Dee e Kelly, e várias questões irrelevantes que Dee teimou em inserir no trabalho.

Cronologicamente, o trabalho de Dee e Kelly divide-se em três períodos altamente produtivos separados por meses nos quais nada de particular valor foi recebido. Geralmente o material recebido em cada período é completo em si, e subtilmente relacionado com os outros períodos. Numa interpretação mais rígida, apenas o material do terceiro período poderia ser qualificado como "Enoquiano", mas é comum referenciar todo o trabalho como "Enoquiano".

O primeiro sistema de Magia "dado" a Dee foi o "Heptarchia Mystica". Um sistema de complexidade moderada de Magia Planetária, semelhante ao encontrado nos "Grimórios Salomônicos". O registo de sua apresentação pode ser encontrado no "Mysteriorum Libri Quinti".

A apresentação deste sistema Mágico é de notável sequência e ordem. São descritos com detalhes os "itens" necessários para consecução do sistema. Relata-se também uma hierarquia angelical de 49 "Anjos Bons", e mais adiante informações relativas aos Reis e Príncipes da hierarquia, e seus ministros. A maior parte das informações foram determinadas durante 1582; significativas correcções relativas ao desenho dos "itens" foram determinadas na primavera do ano seguinte, depois de um hiato no trabalho.

Os anjos afirmam que o anel que eles projectaram para Dee era o mesmo que Salomão utilizava para controlar os demónios. O Anel possuía uma faixa clara na qual era fixo um rectângulo. Nos quatro "cantos" deste rectângulo eram escritas as letras PELE. No centro do rectângulo havia um círculo cruzado por uma linha horizontal, acima desta linha havia a letra "V" e abaixo a letra "L".

Foram dados dois lamens a Dee, um na versão com escrita angélica e outro com caracteres latinos. O primeiro destes apresentava uma semelhança à vários Sigilos Góticos, sendo composto por várias linhas desenhadas a "mão livre" e letras dispostas sem uma ordem aparente. O "ser" que instruiu o desenho deste lamen, disse que o mesmo deveria ser usado em todas as ocasiões e locais, como o propósito de protecção.

No ano seguinte, Dee e Kelly foram avisados por outros "Seres" que aqueles lamens eram falsos e haviam sido dados por um "espírito" ou "ser" ludibriador. Estes mesmos seres, deram a Dee instruções para consecução de "Quadrados Mágicos", compostos por uma matriz (7x12), compostos inteiramente de letras. Ao contrário dos Lamens anteriores estes tinham o único propósito de dignificar o Magista, mostrar seus méritos para executar a Magia Heptarchica.

A "Mesa Santa" ou "Mesa da Aliança" era a peça central do sistema de Magia Heptarchica. Seu propósito era ser um "instrumento de conciliação"; o meio pelo qual os poderes que estavam por ela simbolizados eram trazidos junto ao Magista. Como o lamen, a versão inicial da mesa, foi depois dita incorrecta, e um novo desenho foi "providenciado".

A mesa possuía um tampo quadrado com o lado medindo 2 cúbitos* (algo variando entre 90cm e 104cm), com a altura de 2 cúbitos*. As pernas da mesa terminavam com a forma de taças viradas para baixo nas quais eram colocadas pequenas cópias do "Sigillum de Aemeth". A mesa possuía borda de uma polegada, nas quais certas letras eram desenhadas, 21 para cada lado. Próximo à borda era desenhada uma Estrela de Davi, e no centro da Estrela um "Quadrado Mágico" de 6 polegadas de lado, formado por uma matriz 3x4 contendo mais letras. Em cima da mesa eram colocados 7 "Talismãs Planetários", chamados as "Ensignias da Criação", cada talismã representava um corpo celeste: o planeta Vênus, o Sol, Marte, Júpiter, Mercúrio, Saturno e a Lua; no centro da mesa era colocado uma versão grande do "Sigillum dei Aemeth".

Quando em uso, A Mesa, O "Sigillum", e Os Talismãs eram cobertos com um tecido de seda vermelho. A "Bola de Cristal" era então colocada em cima do tecido, directamente em cima do "Sigillum".