• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Aprenda a controlar os sonhos

Iniciado por Ricardo, Janeiro 25, 2017, 12:07:46 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo

Psiquiatras têm desenvolvido, ao longo das décadas, numerosos tratamentos para ajudar os pacientes a controlar, ou pelo menos direcionar o que sonham. Os procedimentos têm especial utilidade para aqueles que são atormentados frequentemente com pesadelos. Para essas pessoas, a psiquiatria tenta implantar no sono o que se chama "sonho lúcido", em que o paciente pode controlar parcialmente o que sonha, garantindo uma situação feliz ou tranquila para o sonho.

Nos últimos anos, foram duas as táticas mais comuns dos psiquiatras para diminuir a incidência de pesadelos. Na primeira, o paciente é levado a ter consciência de que está sonhando durante o sono. Na outra, o paciente é exposto a aquilo que o atormenta na maioria dos pesadelos. Se for uma cobra, por exemplo, o paciente é deixado na presença de uma serpente – enjaulada e inofensiva, é claro – até que o medo diminua paulatinamente. Ambas as técnicas estão sendo aprimoradas.




A ideia mais eficaz, segundo os pesquisadores, é que a pessoa se esforce para conseguir identificar, enquanto dorme, que o conjunto de imagens que irá ver se trata de um sonho. Para isso, a técnica moderna mais recomendada é a "incubação do sonho".

Basicamente, a incubação do sonho funciona assim: escreva, antes de dormir, uma pequena frase que seja o "título" do sonho que você quer ter. Por exemplo, "minha próxima viagem". Focalize nisso, que você quer sonhar com a sua próxima viagem, e leia a frase antes de deitar, e depois já na cama, até pegar no sono. Se possível, coloque nessa ideia uma imagem concreta, que nesse caso pode ser um monumento que você quer muito visitar na viagem. Repita a operação ao longo dos dias até conseguir sonhar com a viagem. Quando conseguir, troque o "título" do sonho na noite seguinte, e veja se leva menos tempo para sonhar com aquilo que deseja. Com o tempo, será fácil ter relativo controle sobre o que você vai sonhar.

Se o seu pesadelo mais comum envolve uma situação de desespero, mentalize, antes de dormir, o final feliz. Por exemplo, se você sonha com uma casa em chamas e um ente querido preso nela, imagine que você irá salvá-lo do incêndio. Combata os seus pesadelos com uma situação alternativa, sempre antes de dormir para que a mensagem esteja em "primeiro plano" no cérebro. Faça imagens positivas, e seu pesadelo tenderá a sumir