• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Tipos de Espíritos (segundo Allan Kardec)

Iniciado por Ricardo, Janeiro 25, 2017, 12:35:22 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo

Escala de Espíritos
Terceira Ordem – Espíritos Imperfeitos: Predominância da matéria sobre o espírito. Propensão para o mal. Ignorância, orgulho e egoísmo e todas as paixões que lhe são consequentes. Têm a intuição de Deus mas não o compreendem.Estes podem ainda dividir-se em cinco classes:
Décima Classe- Espíritos Impuros:  São inclinados ao mal, que fazem o objecto das suas preocupações. Como Espíritos, dão conselhos pérfidos, sopram a desordem e a desconfiança e camuflam-se de todas as formas para melhor poder enganar. Ligam-se a indivíduos de carácter fraco, conduzindo-os a maus caminhos, ao da perdição, a fim de de os fazer sucumbir à dura provação.
Nona Classe- Espíritos Levianos: Metem-se com tudo e com todos. Gostam de causar pequenos desgostos e ligeiras alegrias. Gostam de intriguir, de induzir maldosamente ao erro, por meio de intrigas e espertezas. Comunicando os seres humanos, mostram uma linguagem sem profundeza de ideias.
Oitava Classe- Espíritos Pseudo-Sábios: Possuem conhecimentos bastante amplos, no entanto sabem menos do que aquilo que aparentam. Demonstram uma linguagem cuidada e notoriedade, a fim de iludir a sua natureza , capacidades e luzes. É uma mistura de verdade e erro, sabedoria e orgulho.
Sétima Classe- Espíritos Neutros: Nem bons nem maus, apegam-se ás coisas deste mundo, das suas luxúrias que não abdicam de largar.
Sexta Classe- Espíritos Batedores e Perturbadores: Manifestam geralmente a sua presença por efeitos sensíveis e físicos, como barulhos e o deslocamento de objectos no ar. Afiguram-se, mais de que os outros, presos há matéria.
Segunda Ordem- Bons Espíritos: Predominância do Espírito sobre a matéria; desejo do bem. As suas qualidades e poderes para o bem estão proporcionados em relação ao grau de qualidades que haverão alcançado. Uns têm a sabedoria, outros a ciência e outros ainda a bondade. Outros reúnem ainda estas três qualidades. Compreendem Deus e o infinito. São felizes pelo bem que fazem e pelo mal que impedem. Como espíritos suscitam bons pensamentos, afastam os homens dos caminhos errantes e ainda os protegem dos espíritos imperfeitos. Têm, no entanto, de passar ainda por durar provas para alcançar a perfeição. Dividem-se ainda em quatro classes:
Quinta Classe- Espíritos Benévolos: Têm como objectivo o seriço aos homens e protegê-los. Evouíram mais nos sentido moral que intelectual
Quarta Classe- Espíritos Sábios: preocupam-se essencialmente com a amplitude dos conhecimentos.
Terceira Classe- Espíritos de Sabedoria: As qualidades da ordem mais elevada são as que os caracteriza.
Segunda Classe: Espíritos Superiores: Reúnem a Ciência, a Sabedoria e a Moral em si. Comunicam-se complacentemente com os que procuram de boa-fé a verdade e cuja alma já está desprendida das ligações terrenas para compreendê-la.
Primeira Ordem: Espíritos Puros
Nenhuma influência da matéria. Superioridade Moral e intelectual absoluta. Os espíritos que a compõem percorreram todos os graus da escala e despojaram-se de todas as impurezas da matéria. Não estão sujeitos á reencarnação de corpos perecíveis.