• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Termos Espiritismo e Esoterismo

Iniciado por Ricardo, Janeiro 25, 2017, 12:34:17 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo

Espiritismo
O termo Espiritismo (do fr. "espiritisme") surgiu como um neologismo, mais precisamente um "porte-manteau", criado pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, sob o pseudónimo de "Allan Kardec", para nomear especificamente o corpo de ideias por ele sistematizadas inicialmente em "O Livro dos Espíritos" (1857).

Contudo, a utilização de raízes oriundas da língua viva para compor a palavra ("spirit": espírito + "isme": doutrina), que, se por um lado foi um expediente a que Kardec recorreu para facilitar a difusão do novo conjunto de ideias, por outro fez com que o termo fosse rapidamente incorporado ao uso quotidiano para designar tudo o que dizia respeito à comunicação com os espíritos.

Assim, por espiritismo, muitos entendem hoje as várias doutrinas religiosas e/ou filosóficas que crêem na sobrevivência do espírito à morte do corpo, e, principalmente, na possibilidade de se comunicar ordinariamente com ele.

O espiritismo, de um modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos:
> o homem é um espírito temporariamente ligado a um corpo (para Kardek esta ligação é feita através de um interface que denomina de perispírito, um envoltório semimaterial que o vulgo denomina como "fantasma");
> a alma é o espírito enquanto se encontra ligado ao corpo;
> o espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação, é imortal;
> a reencarnação é o processo natural de aperfeiçoamento dos espíritos;
> o aperfeiçoamento, através das reencarnações (vidas sucessivas), está ligado a uma "Lei de Causa e Efeito", segundo a qual recebemos na medida do que causamos (bondade e/ou maldade);
> os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos") podem se comunicar entre si através da mediunidade (em língua inglesa também "channeling");
> a Terra não é o único planeta com vida inteligente (pluralidade dos mundos habitados).



Esoterismo
Esoterismo é o nome genérico que designa um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscam desvendar o seu sentido oculto.

O esoterismo é o termo para as doutrinas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser "vulgarizados", sendo comunicados a um restrito número de discípulos escolhidos.

Segundo Blavatsky, criadora da moderna Teosofia, o termo "esotérico" refere-se ao que está "dentro", em oposição ao que está "fora" e que é designado como "exotérico". Designa o significado verdadeiro da doutrina, sua essência, em oposição ao exotérico que é a "vestimenta" da doutrina, sua "decoração".

Também segundo Blavatsky, todas as religiões e filosofias concordam em sua essência, diferindo apenas na "vestimenta", pois todas foram inspiradas no que ela chamou de "Religião-Verdade".

Um sentido popular do termo é de afirmação ou conhecimento enigmático e impenetrável.

Hoje em dia o termo é mais ligado ao misticismo (qualquer crença que admite a comunicação dos homens com Deus ou algum ser imaterial ou entidade divina), ou seja, à busca de supostas verdades e leis últimas que regem todo o universo, porém ligando ao mesmo tempo o natural com o sobrenatural (aquilo que a ciência ainda não confirma ou tudo aquilo que se refere a coisas não testadas tais como : teletransporte do corpo físico ou mental, formas de premonição, incluindo-se aqui as formas divinatórias como cartomancia, tarot, a incorporação e a visão de pessoas já mortas).

Muitas doutrinas espiritualistas são também chamadas esotéricas.