• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Especial Halloween: Paramentos Mágicos

Iniciado por Mestre_Cruz, Novembro 28, 2017, 01:10:59 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Mestre_Cruz

Cada paramento (ferramenta, instrumento) utilizado em rituais de magia possui um significado segundo sua origem.

Mostraremos a seguir algumas das principais ferramentas utilizadas por magos e bruxas no mundo inteiro, independente da corrente mística. Traçamos também uma correlação entre as ferramentas e as lâminas do Tarô, algo muito interessante para quem é adepto deste oráculo. Por fim mostraremos o uso prático de alguns paramentos em nossa vida cotidiana, para nossa proteção, sorte, saúde...* O Significado poderá variar de acordo com a escola mágica.



PRINCIPAIS PARAMENTOS NA MAGIA RITUALÍSTICA

ADAGA / PUNHAL / ATHAME - O significado é bem parecido com o da "Espada Mágica". A diferença é que a adaga é usada com mais frequência pelas bruxas. Em rituais de magia negra, ela simboliza o Corte, a Morte, o Sacrifício. Seu uso é ritualístico para canalizar energias. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 13, "A Morte"

AGULHAS - Significam materialização, canalização do poder mágico do bruxo para uma pessoa. Pode ser usada para o bem e cura, como na acupuntura. Ou para o mal em magia negra, como no vodu; "o boneco é espetado com agulha com a intenção de ferir a pessoa a qual ele representa." No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 13  "A Morte".

ALTAR - Local sagrada para apoiar os paramentos mágicos. Elevação das preces. Também pode ter outra conotação; a de local para oferendas e sacrifícios. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 15, "O Diabo" para magia negra e para magia branca a correspondente é 1, O MAGO.

BASTÃO MÁGICO - É uma ferramenta importante para o Mago, simboliza o poder, inteligência e a vontade do Mago. Tem a mesma importância que a "Varinha Mágica" ou Varinha de condão utilizada pelas bruxas. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 4, "O Imperador" e nos arcanos menores, "Rei de Paus".

CAJADO - significa liderança, busca, sabedoria sacerdotal, a peregrinação. Paramento utilizado principalmente pelos Magos Clérigos.
No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 5, "O Papa".

CALDEIRÃO - É o símbolo da transmutação das substâncias. De acordo com seu uso, elevação. É utilizado pelas bruxas principalmente para fazer poções. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 8, "A Temperança".

CÍRCULO MÁGICO - simboliza o infinito; a perfeição, tem a mesma conotação que a aliança utilizada nos casamentos cristãos. Também pode ser utilizado na proteção contra o mal. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 21, "O Mundo"

CRISTAL - Simboliza o espírito, a alma (devido a sua pureza e transparência). Como vem da terra, significa também a união da matéria como espírito. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 20, "O Julgamento"

DIÁRIO MÁGICO ou LIVRO MÁGICO ou GRIMÓRIO - Livro com todas as operações e receitas mágicas do Mago ou da Bruxa. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 2, "A Papisa".

ESPADA MÁGICA - Símbolo da força, poder, energia masculina, sabedoria, proteção, equilibro, controle, justiça. A espada dentro da bainha significa prudência. Esta ferramenta é utilizada principalmente pelos Magos. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 8, "A Justiça" e nos arcanos menores, "Rei de Espadas".

ESPELHO MÁGICO - Uma das mais importantes ferramentas mágicas, com ele é possível ver outros planos astrais, outros mundos e dimensões. Simboliza o autoconhecimento. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 18, "A Lua"

GATO - Possui múltiplos significados: representa a sabedoria, a prudência, à vivacidade, transformação. Na idade média, acreditava-se que gatos pretos eram bruxas transformadas. E em certas crenças os gatos  preto eram tidos como animais de estimação das bruxas, daí a crença de que dá azar um gato preto atravessar seu caminho.  Também significa esperteza e clarividência. Apesar da cultura popular atribuir a má sorte ao gato, principalmente o de cor preta, para os magos, ele representa proteção pessoal, proteção do lar. Na magia negra, o gato preto macho, representa a personificação do diabo. Aqui ele não é um paramento, contudo o gato é utilizado com companheiro e animal protetor em muitos rituais. No Egito antigo por exemplo o gato era utilizado para guiar seus dono falecido pelos caminhos da morte. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 0, "O Louco"

GUARDIÃO - Protetor. Como na Magia de Abramelin, pode também ser fonte de poder  buscada através do contado com os anjos. Em paramentos pode ser representado com uma estátua de um gárgula, gnomo, entidade ou mesmo um anjo, com a finalidade de representar uma proteção para o Altar,  para o ritual ou invocação. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina XXI, "O Mundo".

INCENSÁRIO / INCENSOS - Incensos são utilizados para purificar o ambiente e para elevação das preces, funciona como defumador.

LAMPARINA ou LANTERNA MÁGICA - É o símbolo da iluminação e do entendimento. Também representa "a presença". No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 9, "O Eremita"

PENTÁCULO / PENTAGRAMA - Símbolo do poder do homem (mulher) em relação ao cosmo. É o símbolo das Bruxas. Também significa proteção. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 17, "A Estrela

POÇÃO / BEBERAGEM / FILTROS - É a manifestação líquida da magia ou feitiço. Pode ter um poder benéfico ou maléfico, dependo do propósito de seu preparo. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 14, "A Temperança"

TAÇA - CÁLICE - Para os magos simboliza a sabedoria, vida, abundância. Para as bruxas, simboliza o poder, a emoção o coração. É usado também para as beberagens e as poções. No Tarô as cartas correspondentes são todas as lâminas dos Arcanos menores de naipe copas, em especial "Rainha de Copas".

TRIÂNGULO MÁGICO - Simboliza a trindade; o Deus Trino; a tridimensionalidade da manifestação de entidades espirituais. Luz, Fogo e Força. O Triângulo voltado para cima, simboliza a energia masculina, com seu vértice voltado para baixo à feminina. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 6, "Enamorados"

TRIDENTE - Seu significado está relacionado pode estar relacionado a rituais satânicos e de origens afro. O Tridente também significa 'O PODER DO MAR", Poseidon , Netuno. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 10, "A Roda da Fortuna"

TÚNICA / CAPA / CAPUZ - simboliza a força espiritual, a proteção, vestimenta usada tanto por Magos como pelas Bruxas. É um paramento muito utilizado em rituais, na maioria das vezes na cor preta. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 11, "A Força".
 
SAL - Tem um grande poder exorciza-te. Um círculo de sal protege quem está em seu interior de influência e manifestações maléficas. Um punhado de sal jogado em um feitiço é capaz de neutralizá-lo. Um banho de sal grosso pode afugentar espíritos possessores.
Bruxas maléficas e feiticeiras (os) de magia negra podem ter seu poder abalado na presença do sal. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 19, "O Sol"

SINO - Usado principalmente em magia branca serve para chamar a atenção dos seres espirituais de outros planos. Simboliza, abrir caminhos, manifestação de Deus. Presença de Deus. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 16, "O Louco"

VASSOURA - No sentido positivo, simboliza a purificação, a limpeza. Serve para afastar espíritos maus e pessoas negativas.  Lendariamente é conhecido como transporte das bruxas. No Tarô a carta correspondente e a Lâmina 12, "O Enforcado"


USO PRÁTICO
Vejamos agora o uso prático, simples é eficaz do poder mágicos de algumas destas ferramentas:
Para não ter azar -  Trate bem os gatos. / Não quebre espelhos.
Para livrar-se de visitas indesejadas - Coloque uma vassoura atrás da porta.
Para proteção do lar - Tenha em casa um gato. / Estátua de um gato preto egípcio. / Estátua de um anjo.
Para anular energia negativa de visitas - Coloque um pequeno sino na porta, de modo que a porta ao abrir toque o sininho.
Para não faltar dinheiro - Coloque algumas moedas numa taça (cálice). / Coloque numa  taça com água, alguns cristais dentro, não se esqueça de trocar a água pelo menos 1 vez por semana.
Para se proteger contra feitiços - Use um pentagrama, (estrela de 5 pontas dentro de um círculo) como pingente no colar ou dentro da bolsa.
Para limpar a casa - Jogue sal grosso no chão em todos os cômodos, aguarde 15 minutos e depois varra todo o sal para fora de casa, mentalizando esta limpeza espiritual. Junte tudo e jogue no lixo longe de sua residência.
Para ter sorte - Use cristais, limpe-os com água corrente a cada 15 dias e mentalize a sorte para carregá-los.


SE COPIAR CITE A FONTE
Autor Mr.Tlaloc
Fonte: www.sobrenatural.org
Link para esta matéria:https://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4517
Especialista em Trabalhos de Ocultismo
Tel/Whatsapp : (+351) 938325882