• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

A origem do nome de Deus

Iniciado por Ricardo, Março 05, 2018, 12:34:41 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo



As culturas mais antigas do Ocidente chamavam Deus da mesma forma que as crianças chamam. O nome Dele era "Papai do Céu". Essas culturas  não deixaram registros escritos. Os linguistas só sabem que eles chamavam Deus de "Papai do Céu" porque comparam idiomas díspares, como o latim, da Europa mediterrânea, e o sânscrito,  da Índia. Então pescam os sons que essas línguas têm em comum e tentam reproduzir como era o idioma ancestral que deu origem a elas lá atrás. Essa língua-mãe, concluíram os especialistas, era falada há mais ou menos 6 mil anos. Hoje a chamamos por um nome técnico: "proto-indo-europeu". E nesse idioma, que daria origem a 439 línguas e dialetos modernos, o nome de Deus soava como Dyeus Phater – sendo que Dyeus é "céu", e Phater, como a grafia deixa claro, é "pai".

Na Índia, o nome segue parecido até hoje: "Papai do Céu" em védico-sânscrito, um dos idiomas locais, é Dyaus Pita. O Papai do Céu hindu sempre foi só uma divindade de segundo escalão naquelas bandas. Na Grécia, porém, ele acabou mais bem-sucedido: a expressão Dyeus Phater evoluiu até virar Zeus Pater. Em latim, o termo acabou contraído para Iuppiter ("Júpiter" na grafia de hoje). Um só Deus, que ao mesmo tempo é três.

Mas essa é só a origem  da palavra mesmo. Júpiter está morto. Não resistiu ao fim da cultura greco-romana. No lugar dele assumiu uma divindade do Oriente Médio: Iahweh, o deus que tinha começado sua "carreira" como uma espécie de padroeiro de uma tribo de pastores, a dos israelitas, bem antes de as divindades da Grécia e de Roma terem nascido. Iahweh, no início, era apenas um entre muitos deuses da velha Canaã, mas, graças a um certo livro composto pelos israelitas, ganhou status de Deus único.

O Deus com "D" maiúsculo dos judeus, mais tarde, iria se tornar também a divindade máxima dos cristãos e, sob outra alcunha, mas com praticamente a mesma biografia, viraria o Deus dos muçulmanos.

https://super.abril.com.br/historia/dyeus-phater-a-origem-do-nome-de-deus/