• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Como se deita as Runas?

Iniciado por Sara, Julho 17, 2016, 09:48:02 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Sara

Como se deita as Runas?



ORIGEM:

A origem histórica das runas permanece envolta em profundo mistério fazendo jus à sua etimologia. Encontra-se a palavra runa nas línguas germânicas e celtas, conhecida como um termo arcáico, cujo significado era um conceito abstrato de "mistério"e que somente depois se tornou sinônimo a uma letra de um alfabeto antigo. Run em norueguês antigo significava "escrita secreta", o islandês runar e o gótico runa equivaliam a "sussurro" e "segredo" enquanto em irlandês e galês antigo run e rhin representavam "mistério ou segredo".Todos estes termos derivam da raiz indo-européia ru, indicando "algo misterioso e secreto".
 

Enquanto a origem transcendental é atribuída unanimemente ao deus Odin (através de um ato de sacrifício voluntário em benefício da humanidade, a quem doou os mistérios revelados), historiadores e arqueólogos divergem quanto às épocas e lugares onde teria surgido os misteriosos sinais. Uma teoria recente lhe atribui a mesma origem das inscrições rupestres e dos símbolos ideográficos europeus, da época neolítica e da idade de bronze.

Antigas inscrições de runas entalhadas em pedra existem em vários lugares: na Europa de Norte (Noruega, Suécia, Islândia), central (Dinamarca, atual Alemanha e Áustria), na Grã Bretanha e ao longo do rio Danúbio até o Mar Negro. Porém a mais antiga inscrição rúnica descoberta foi a gravada sobre um broche, descoberto no pântano da Dinamarca e datada do século I. Foram encontradas nas escavações, nos pântanos e nos túmulos runas gravadas sobre uma grande variedade de objetos como armas (espadas, flechas, escudos), broches, amuletos (em osso, madeira, pedra, metal), ferramentas, pentes, anéis, chifres para beber, estatuetas, caixas, medalhas, fivelas e diversos adornos, todos originários do primeiro e segundo século.Além dos objetos móveis acima citados existem gravações rúnicas sobre objetos fixos como rochas, pedras pictográficas, monumentos, paredes de fiordes e grutas.

As primeiras referências sobre o uso oracular e mágico das runas foram feitas pelo historiador romano Tácito e pelo imperador Julio César. Eles mencionam e descrevem estacas de madeiras sagradas gravadas com símbolos rúnicos usadas pelos xamãs e chefes tribais para fins oraculares e mágicos.

Por terem sido os países nórdicos cristianizados muito mais tarde do que o resto da Europa as runas foram usadas livremente para fins religiosos, mágicos e profanos ( em inscrições sobre monumentos e nas casas, nos manuscritos, calendários agrícolas e documentos) até os séculos X e XII, dependendo do pais. Apesar da sua posterior perseguição e proibição pela igreja cristã, que as considerava sinônimos de magia negra, o uso das runas e a reverência às antigas divindades continuou entre a população das regiões mais remotas de Suécia até o século XVII. Na Islândia, após sua interdição no século X, qualquer transgressão era punida com a prisão e até mesmo a morte. Fragmentos do conhecimento oculto antigo foram preservados em mitos, lendas, folclore, tradições populares, "superstições" e práticas de cura natural. Mas a verdadeira sabedoria e os rituais ancestrais não sobreviveram devido às perseguições religiosas e ao posterior surgimento da sociedade e cultura racional, materialista e tecnológica.



LANÇAMENTO DE RUNAS:

Existem várias maneiras de se lançar as runas, mas o mais comum é lançar 3 runas, que representam o passado, o presente e o futuro do assunto que o consultante perguntou.




1 Runa: Feoh (fehu)

Deus regente: Freyr

Significado: Gado

Mensagem: Enriquecimento



Associada ao gado, que era o dinheiro dos antigos nórdicos, ela sempre se relaciona com a matéria, dinheiro, prosperidade, enriquecimento mesmo nos aspectos não materiais, aumento dos sentimentos e amor, conclusão de projetos e recompensa pelos esforços.



Invertida: significa pobreza material ou espiritual, problemas financeiros, encerramento de projetos, frustração e instabilidade física e emocional.



2 Runa: Ur (uruz)

Deus regente: Tyr

Significado: Bisão

Mensagem: Passagem



O bisão sempre foi um animal sagrado, relacionado aos testes iniciáticos que traziam os meninos para a posição de guerreiros. Esta runa representa testes (de força, de integridade, de coragem), responsabilidades e consciência, sucesso profissional, oportunidades que surgem em meio a dificuldades.



Invertida: gasto inútil de energia, estar imerso em batalhas perdidas, falta de preparo para enfrentar uma situação, estar numa posição vulnerável.



3 Runa: Thorn (porn)

Deus regente: Thor

Significado: Deus Thor

Mensagem: Vencer dificuldades



Representando a própria pessoa do deus Thor, traz para a mesa do oráculo um protetor invencível, que proporciona o conhecimento prévio do perigo, ajuda a transpor obstáculos e anuncia sorte em todos os assuntos, temperamento explosivo e atitudes impensadas (que, se for mal administrada, pode levar a perdas posteriores).



Invertida:  egoísmo, dificuldade de ouvir conselhos e aceitar ajuda, teimosia, dificuldade de enxergar os riscos da situação em que se encontra. 



4 Runa: Ansur (ansuz)

Deus regente: Bragi

Significado: Boca

Mensagem: Aprendizado



Representando uma boca,  ela se refere à fala, comunicação, transmissão de conhecimentos, estudos, trabalho mental e administrativo bem sucedido, intermediários, advogados e parceiros. Anuncia sucesso em exames, entrevistas, teses e reuniões, ampliação da cultura e conhecimentos técnicos.



Invertida: anuncia o mau uso da palavra e do conhecimento: fofocas, mentiras, falta de comunicação, discussões, falsificação de documentos, provas falsas, perda de documentos, fracasso em entrevistas e trabalhos mentais. 



5 Runa: Rad

Deus regente: Nornes

Significado: Roda

Mensagem: Mudança



Representando uma roda, num contínuo movimento, ele imprime a característica de movimento ao assunto em questão, mudanças, evolução, mudanças de local ou cidade, estações do ano, situações que, embora possam melhorar, podem ser transitórias, pois a roda sobe mas depois tem que descer para iniciar uma nova volta.



Invertida: podem ser mudanças infrutíferas, ou para pior; falta tempo para finalizar o ciclo de instabilidade em que o consultante está vivendo, pode faltar objetividade, mas o tempo todo existe a consciência de que a sorte vai mudar brevemente.



6 Runa: Ken (kano)

Deus regente: Loki

Significado: Tocha

Mensagem: Criatividade



Representando uma tocha, a doadora de luz e calor através do fogo, traz mensagens de abertura, visualização, criatividade, convites,  novas realidades e situações ou a compreensão clara de situações que antes nos angustiavam . É uma runa excelente nos casos em que se pergunta sobre saúde, pois sempre anuncia a cura e reinício da vida normal. No caso de relacionamentos afetivos, pode representar uma nova pessoa que ilumina os dias do consultante.



Invertida: a chama apagada deixa apenas um rastro de fumaça indicando a direção, torna difícil visualizar o problema com clareza, falsas oportunidades aparecem, relacionamentos se esfriam e o vigor físico diminui. 



7 Runa: Gueofu 

Deus regente: Freyja

Significado: União 

Mensagem: Amor 



Representa um nó que ata duas pessoas, união, sociedade, companheirismo, partilha, relações amorosas, todas positivas e bem sucedidas.  No entanto, deve-se ter cuidado para ver se, na questão do consultante, existe algum assunto relativo à dependência, pois esta runa indica coisas que as pessoas só conseguem fazer em parceria.



Invertida: falha em todo tipo de parcerias: perdas através de sócios, falência do casamento, falta de cumprimento de contratos, falta de cooperação das pessoas próximas.



8 Runa: Winn (wunjo)

Deus regente: Weiland

Significado: Glórias

Mensagem: Alegria



Representa a coroa da vitória, glórias, sucesso, fama e honrarias. Representa também sabedoria, discernimento e poder de decisão sobre suas próprias questões.  Para qualquer tipo de pergunta, uma resposta de sucesso, vitória e realização de desejos, ganhos, situações em que se vence pelo raciocínio e sabedoria, e não pela intuição/ coração.



Invertida: sensação de impotência, situações sem solução, sentir-se preso ou restringido, frustração e atraso, desfecho negativo para qualquer pergunta que o consultante tenha feito.



9 Runa: Hagall (Hegl)   

Deus regente: Gigantes   

Significado: Granizo 

Mensagem: Interrupção



Representa flocos de neve /granizo, traz a simbologia das restrições que o inverno impõe no hemisfério norte, anuncia restrições, obstáculos, lutar contra forças superiores, sofrer interrupções ou complicações legais. Em geral, são situações em que não se tem qualquer domínio sobre a evolução das coisas, e se é forçado a resignar ou ter paciência devido à demora.



Invertida: anuncia a necessidade de retirada, ou recuo num projeto, temporariamente, devido a circunstâncias desfavoráveis; aprender a ceder e a perder fazem parte desta mensagem.



10 Runa: Nied (Nid)

Deus regente: Hella

Significado: Necessidade 

Mensagem: Pobreza



Representa a pobreza, a necessidade. Esta, entre todas, é a runa que mais atrasa qualquer projeto, ou mais indica dificuldades na solução de problemas, embora ainda existe uma possibilidade remota de que o projeto do consultante se desenvolva posteriormente; as maiores chances são de desistência total ou fracasso. No corpo físico, anuncia baixa vitalidade e queda de resistência.



Invertida: esta é sua forma mais negativa, a mais negativa de todas as runas, anuncia pobreza, carência, necessidade, falta, doenças crônicas, sofrimento e aprisionamento em situações extremamente restritivas.



11 Runa: Is (Isa)   

Deus regente: Mimir

Significado: Gelo

Mensagem: Atraso, espera   



Representa a neve , o gelo. Esta é uma runa neutra, que indica atrasos e congelamento de planos, limitações  de espaço, local, casa ou imóvel; se o assunto é um relacionamento, esta runa significa que a outra pessoa não está interessada ou engajada nesta relação . Períodos de inatividade, dormência, atrasos temporários e retardamento de planos podem ocorrer.



Invertida: perdas, falhas, falência, desistir de um objetivo, porque se cansou de nadar contra a corrente.



12 Runa: Jara (Jera)

Deus regente: Martelo de Thor

Significado: Colheita

Mensagem: Justiça



Representa a colheita, abundância, o que se obteve através do trabalho, o que se mereceu. Pode aparecer quando o assunto envolve justiça, juiz, karma, mas note que nem sempre quer dizer que o consultante terá sucesso, ele terá justiça (se não fez por merecer a recompensa, sairá perdendo de alguma forma). Anuncia o encerramento de qualquer disputa, processo, pendência e divergência.



Invertida: pode ser necessário contratar um advogado por qualquer motivo, alguém a quem pedimos que obtenha o que é do nosso direito. Em relação a relacionamentos, pode significar descobrir coisas sobre a outra pessoa que nos desencantam.



13 Runa: Yr (eihwaz)

Deus regente: Sacrificio de Odin

Significado: Teixo

Mensagem: Reflexão, morte



Representa uma árvore, o teixo, sob a qual se alojavam os sábios que iam lançar as runas, e cuja madeira era usada em rituais, armas, construções e objetos artísticos. Esta runa tem o significado simbólico da reflexão, abnegação, sacrifícios por causas importantes, ou o aparecimento de um sábio que irá nos instruir, orientar ou organizar nosso trabalho para que os problemas sejam contornados. Toda vez que a pergunta envolve questões espirituais, esta runa aparece, pois ela representa a sabedoria e a experiência.



Invertida: situações onde se é forçado a fazer sacrifícios, ou aceitar perdas irreversíveis, luto, encerramento, a lição do desapego.



14 Runa: Peorth (perth)

Deus regente: Nornes

Significado: Revelação

Mensagem: Revelação 



Representa a revelação de mistérios ou segredos, o conteúdo oculto das coisas, a essência das coisas, ao contrário das aparências. Pode significar notícias agradáveis, ou "coincidências" que têm papel importante na resolução dos problemas do consultante; ganhos e presentes, loterias, sorte. Notícias agradáveis.



Invertida: surpresas desagradáveis podem ocorrer, ou pessoas que tiveram atitudes desonestas podem ser desmascaradas e expostas. Podem haver perdas financeiras ou de reputação.



15 Runa: Eolh (algiz)

Deus regente: Thor 

Significado: Alce

Mensagem: Espiritualização 



Representa os chifres de um alce, um órgão de defesa num animal imponente, que representava o chefe da tribo nos sacrifícios sagrados. Em geral, anuncia proteção divina ou um protetor que nos aparece; as coisas se resolvem sozinhas num fluxo de energia positivo que nos envolve mas não está sob nosso controle.



Invertida: nossa proteção se retirou; se fizemos escolhas erradas, é hora de pagar o seu preço; se trilhamos caminhos tortos, é hora de se redimir e voltar ao caminho reto. Indica uma situação em que se está em desvantagem, vulnerável, ou se é obrigado a fazer sacrifícios.



16 Runa: Sigel

Deus regente: Baldur   

Significado: Sol

Mensagem: Vitória completa 



Representa o Sol, doador de luz, calor e vida. Em geral, anuncia vitória, fama, reconhecimento, recompensas, sorte e saúde. Tudo é motivo de alegria: amor, dinheiro, amigos e festas; pode ser o final de um ciclo de problemas, a solução que traz alívio.



Invertida: pode significar muita atividade ou dispersão de energia em objetivos simultâneos e incompatíveis, stress, problemas por assumir mais responsabilidades do que se pode dar conta.



17 Runa: Tyr (teiwaz)

Deus regente: Deus Tyr 

Significado: Guerreiro

Mensagem: Coragem 



Representa um guerreiro, a forma mais forte e ágil do homem, o homem em seu estado mais saudável, viril e competitivo. Em geral, aparece nos casos em que é necessário ter muita coragem e ousadia para vencer problemas; em relacionamentos afetivos indica uma paixão incontrolável e sensual, ou uma pessoa de caráter forte, personalidade que se impõe e físico saudável.



Invertida: fraqueza física, ou de caráter; falta de empenho para resolver problemas ou obter sucesso; personalidade auto indulgente.



18 Runa: Beorc

Deus regente: Frigg 

Significado: Gestação

Mensagem: Fecundidade 



Representa a gravidez, a geração, a fecundidade. Anuncia aumento, crescimento, multiplicação, abundância, realização de desejos e projetos. Pode representar uma mulher (mãe, irmã, esposa) ou um casamento.



Invertida: dificuldades relacionadas a gastos imprudentes, multiplicação de defeitos ou problemas (como os juros bancários), aborto, esterilidade, mulheres dominadoras ou tiranas, situações em que não se tem como ganhar.



19 Runa: Eoh (ehwaz)

Deus regente: Valkyrias 

Significado: Cavalo

Mensagem: Viagem 



Representa um cavalo, a forma primária de mobilidade dos vikings. Anuncia viagens,mudanças de local ou cidade, coisas que se movem ou nos levam a mudanças de vida que ocorrem de forma rápida, e sem que possamos fazer nada. Pode significar notícias, cartas, formas de comunicação ou mensageiros, ou envolvimento com meios de comunicação.



Invertida: imobilidade, restrições, prisão ou laços sufocantes. Mudanças para pior, ou de resultado neutro após muito trabalho.



20 Runa: Mann

Deus regente: Homens 

Significado: Humanidade

Mensagem: Ajuda, altruísmo 



Representa o homem, a espécie humana, a humanidade. Sempre aparece nas questões que exigem racionalidade, superioridade de julgamento, altruísmo, serviço social, atitudes imparciais em prol do coletivo. Pode representar grupos dos quais fazemos parte: raça, religião, nação, bairro, órgãos de classe. Indica que é necessário ter uma atitude superior e praticar a caridade para vencer o problema em questão.



Invertida: egoísmo, individualismo, boicotes, falsos amigos, greves, falta de colaboração por parte das pessoas do grupo, relacionamentos que não sobrevivem devido ao egocentrismo.



21 Runa: Lagu (leguz)

Deus regente: Sacerdotisas 

Significado: Água

Mensagem: Intuição



Representa um lago, a água calma e profunda. Os lagos representam o inconsciente, os aspectos psicológicos, os poderes de clarividência e magia. Nos casos em que esta runa aparece, o melhor é se guiar pela intuição, pois existe uma corrente espiritual em contato com o consultante. Pode representar uma figura feminina de grande poder psíquico, uma sacerdotisa ou bruxa, ou, simplesmente, uma mulher sábia e madura.



Invertida: perder-se em meio a mares confusos, ilusão, falsas imagens ou valorização de aparências. Pessoas que canalizam forças negativas, ou praticam cultos perigosos. Se representar uma mulher, ela pode ser falsa, interesseira ou fraca de saúde.



22 Runa: Ing ( Inguz)

Deus regente: Freyr

Significado: Herói, lenda

Mensagem: Conclusão 



Representa o herói lendário Inguz, e traz para a leitura a necessidade de atitudes heróicas, corajosas e de franca generosidade altruísta. Em geral, anuncia o fechamento de ciclos de problemas e um recomeço bem sucedido, acerto de pendências antigas, ou desaparecimento de pessoas que nos incomodaram durante muito tempo; a conotação em termos de sentimento é de alívio.



Invertida: pode significar pendências que não se consegue resolver, atrasos, necessidade de soluções urgentes que implicam em perdas, ou ciclos que não terminaram de forma bem definida (relacionamentos que terminam sem uma finalização definida e geram pendências).



23 Runa: Odal (Othel)

Deus regente: Heimdall

Significado: Velho

Mensagem: Tradição, herança



Representa um homem velho, e traz a temática da autoridade, do conservadorismo e da necessidade de soluções formais, legais, hierarquia ou aspectos legais. Pode significar separações ou divisões, ou retorno de situações do passado mal resolvidas. Pode significar cobranças por falta que cometemos: irresponsabilidade, falta de decoro ou usar as pessoas, e seremos forçados a abandonar este tipo de atitude.



Invertida: postura pedante ou autoritária, sem, no entanto, haver sabedoria de fato. Pessoas que acham que sabem tudo, ou são donas da verdade. Posturas antiquadas, problemas com homens autoritários ou autoridades.



24 Runa: Daeg (Dagaz)

Deus regente: Baldur 

Significado: Dia

Mensagem: Esperança 



Representa o dia, o nascer do sol, a chegada da luz depois das longas noites de inverno. Sempre que aparece, revela uma mensagem de esperança, fé, ajuda, a certeza de que o tempo cura tudo e que um dia sempre nasce depois do outro. Otimismo e confiança, situações que caminham seguramente para a solução.

       

Invertida: situações que se arrastam por muito tempo, sem que possamos fazer nada, ou sem que percebamos; coisas que são estáveis, mas ao mesmo tempo promovem estagnação em nome da segurança. O ultimo período de tensão que falta sobrepujar para vencer um obstáculo.



25 Runa: Wird

Deus regente: Odin 

Significado: Em branco

Mensagem: Precipitação do destino 



Representa o nada, a runa ausente, sem símbolo, chamada a runa do destino. Quando aparece, significa que o homem faz seu próprio destino, tem em suas mãos o poder de decidir e agir, mas é sempre uma escolha delicada, uma situação de risco. Em geral, quer dizer que as circunstâncias que afetam o projeto ainda estão em aberto, não foram definidas. Pode-se relacioná-lo a situações cármicas, acontecimentos predestinados.



Esta runa não tem forma invertida, e pode ser interpretada como um alerta de que o consultante não deve saber a resposta à sua pergunta ainda neste momento.