• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Os Planetas - Símbolos de Impulsos Psíquicos

Iniciado por Ricardo, Março 03, 2018, 11:43:41 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo

Para quem é apaixonado por astrologia e por saber cada vez mais :)

O Sol simboliza numa carta astrológica natal o padrão global de estruturação de ego da pessoa, isto é, daquela instância que é o centro da consciência e serve como ponto central de referência na psique para a organização de todos os recursos disponíveis ao atingimento dos objetivos e à satisfação dos desejos do indivíduo.

Assim, compete ao ego de uma pessoa coordenar o conjunto de suas atividades psíquicas em quaisquer momentos da vida, mantendo a noção individual de identidade desta pessoa (noção de Eu) e possibilitando a tentativa organizada de satisfação dos seus desejos e necessidades; em outras palavras, o Sol indica o padrão global de resposta do ego da pessoa a eventos exteriores e vivências internas (emoções, sentimentos, conclusões, lembranças, etc.) de acordo com predisposições inatas.

Por isto, cada signo (o que determina um signo é a colocação do Sol no Zodíaco no momento exacto do nascimento) apresenta uma forma básica própria de lidar com a realidade externa e interna, independentemente da variação nos detalhes de como isto é feito.

a Lua simboliza numa carta astrológica natal o padrão básico de vivência emocional instintiva, também variável de pessoa para pessoa, dependendo do signo onde a Lua está colocada (e dos aspectos que apresenta), com o qual a vivência consciente do indivíduo se combina para que o todo psíquico possa se manifestar a cada momento da vida.

A Lua informa muito tanto sobre a natureza emocional genuína quanto sobre os padrões condicionados de resposta emocional que a pessoa desenvolveu no correr da primeira infância.

O terceiro planeta no Zodíaco, Mercúrio, simboliza para o astrólogo clínico o conjunto de funções humanas associadas às actividades de pensar, reflectir, analisar e trocar informações com o meio ambiente.

Este comportamento psíquico no sentido de absorver intelectualmente as experiências, processá-las racionalmente, descrevê-las através de algum código de comunicação e transmiti-las aos outros ou a si mesma (como quando a pessoa fala consigo, tentando entender melhor alguma coisa), é próprio das funções que Mercúrio simboliza numa carta astrológica natal.

Vênus já nos oferece outra dimensão da experiência humana, a de estabelecer valores afectivos (e mesmo estéticos) para os fenomenos vivenciados e de receber ou expressar afectos, isto é, esta valoração. Quando alguém diz "disto eu gosto" ou "aquilo me incomoda", está estabelecendo, a partir do que experimenta como sentimento, um valor afectivo (ou mesmo estético) para os eventos, pessoas e objetos de que se cerca, quer expressando ou não o que sente.

Nota: Quando eu afirmei acima que a pessoa pode expressar ou não o seu afecto, isto não quer dizer que ela só possa fazê-lo através de suas funções mercuriais, isto é, pensando, entendendo e falando do que sente; ao contrário, vivências afectivas espontâneas podem e devem ser transmitidas ou percebidas através do corpo e dos gestos, utilizando-se os sentidos envolvidos com o toque e com os movimentos corporais.

Por fim, quanto às funções envolvidas com a sexualidade e a sensualidade humanas, Vénus informa o padrão global de organização, numa pessoa, dos aspectos passivos da sua sexualidade e sensualidade.

Marte, neste aspecto específico, simboliza o pólo activo da sensualidade e da sexualidade humanas, pois indica sempre o impulso de conquista do objecto desejado; ao mesmo tempo, simboliza também numa carta astrológica natal o impulso básico de manifestação de si mesmo no mundo exterior (assertividade) e de se envolver directa e pessoalmente com qualquer experiência de vida.

Como os impulsos sexuais e de conquista do objecto de desejo derivam da mesma fonte instintiva, chamada pulsão sexo-agressiva, vontade e sexo andam juntas no psiquismo humano e numa carta astrológica natal.
Por tudo isto Marte indica numa carta astrológica natal o padrão global de manifestação da assertividade e do impulso activo sexual, enquanto características humanas que permitem a interferência do indivíduo no meio ambiente e na própria vida.


fonte: https://espacoastrologico.org