• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

O que é vodu

Iniciado por Ricardo, Março 03, 2018, 11:25:28 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo

O vudu é uma religião originaria da África Ocidental, onde continua a ser praticada pelas etnias do Povo Yoruba, como os  Ewe, os Kabye, os Mina e os Fon da Nigéria, Togo y Benín.
Trata-se de uma religião politeísta isto é onde convivem vários deuses. É simultaneamente um sistema animista em que se atribuem almas a coisas e coisas a almas... Com ligações a praticas totémicas e xamânicas, o que resulta como um campo de grande interesse no campo da antropologia, pois podemos considerar como um sistema religioso do neolítico ainda vivo...
O vudu é hoje umas das religiões mais antigas vivas a serem praticadas hoje... Isto é, milénios antes de se começaram a por uns calhaus por cima dos outros no Egito, ja se praticava vudu na Costa Ocidental de Africa.
Com o trafico negreiro, que levou milhões de pessoas escravizadas para o Continente americano, mitologia Yoruba viajou com o seu povo. Os Deuses viajaram nos mesmos porões dos navios negreiros e fizeram casa na América.
No Brasil surgiu o Cadomble, em Cuba a Regla de Ochoa, na Republica Dominicana a Santeria, no Haiti, manteve-se o nome que os Ewa dão à pratica religios: voduns. Com a revolução do Haiti no final do seculo XVIII, e a transferência de muitos proprietários de fazendas de cana de açúcar para o Luisiana e outros estados do sul dos Eua, os escravos de origem haitiana , levaram com eles o seu Vodu..
Na pratica, o Vodu cultua os Loas do Panteao Yoruba, a que nós na língua portuguesa, nos habituamos a expressão popular de Orixás, que quer dizer Senhores da Cabeça ( Ori Xás -  Ori=cabeça, Xá= Senhor) .
Os bonecos com alfinetes, as danças de possessão, a evocação e culto dos mortos-vivos,  as poções magicas, são apenas praticas mágicas que eventualmente serão praticadas pelos sacerdotes e ou sacerdotisas de Vodu...mas que não espelham de todo a realidade do que é a pratica religiosa.
Há uns anos encontrei num outro país do Caribe um haitiano que me explicou que há sacerdotes de vodu que fazem um pó mágico que se sopra para a cara das pessoas e a vitima faz tudo o que se lhe pede, inclusivamente dar todo o dinheiro que tem na carteira, mas isso, meus amigos, não é magia, é roubo....
O que acontece muitas vezes é as pessoas confundirem algumas praticas de maus religiosos que chegam a  ser praticas criminosas e depois partindo dessa perspetiva "condenar" toda uma comunidade ou toda uma religião.
É verdade que Hollywood não tem tratado bem o Vodu, ao longo dos anos o vodu aparece sempre ligado ao mal... mas meus amigos, vamos lá a corrigir os preconceitos e alargar os limites do que conhecemos...