• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

A MISTERIOSA HY-BREASAL

Iniciado por Ricardo, Março 04, 2018, 03:01:37 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo


Uma misteriosa ilha envolvida por névoa e que aparecia apenas uma vez a cada sete anos, conhecida como "Hy-Breasal", "Hy Brazil" ou simplesmente "Ilha Brasil", chegou até mesmo a integrar vários mapas oficiais entre 1325 e 1865, situada próxima da costa irlandesa. Será que ela realmente existiu? Teria ela alguma relação com o nosso país? Bom, vamos descobrir!

Os primeiros escritos sobre ela datam entre os séculos VIII e X, contando que ela teria sido descoberta pelo navegador são Brandão no ano de 512, após uma partida em busca da "Terra Prometida dos Santos", o Paraíso, que seria cheio de flores e pedras preciosas sem fim. Segundo alguns mitos, a ilha era o local para onde iriam os grandes heróis após a morte, algo semelhante aos Campos dos Elísios dos gregos ou Valhalla dos nórdicos. Após uma série de contra-tempos, o navegador e sua tripulação encontram o local e pegam algumas frutas antes de voltarem, para provar que estiveram lá. Com o tempo, surgiram vários outros relatos de navegadores que teriam ido até o local e voltado com frutas, pedras preciosas e até mesmo um ancião em um dos casos.

O nome da ilha teria origem no nome de Breasal, rei do povo divino que teria sido habitante da Irlanda antes da chegada dos irlandeses. Após perderem a batalha contra os actuais habitantes, concordaram e sair do local, desde que passassem a render culto a eles. Feito o acordo, Breasal teria partido com seu povo rumo à ilha que passaria a ter sua alcunha.

Apesar disso, é possível encontrar em alguns lugares a hipótese do nome ter origem fenícia, da palavra "BRZL", que significa "ferro" e, portanto, Hy-Breasal significaria "Ilha de Ferro". Isso poderia reforçar a teoria de que a ilha na verdade seria uma grande nave espacial. Em um primeiro momento, pode soar absurdo, mas a teoria leva em conta o fato da ilha mudar de posição de mapa para mapa e uma história sobre um sargento do exército que teria tido uma visão em códigos binários após tocar em uma nave espacial encontrada na floresta. Após decifrarem o código, teriam descoberto que o mesmo indicava uma coordenada que levava à região correspondente de onde ficaria situada a ilha. Além disso, outro ponto que contribui para essa ideia é de que a ilha é descrita nos mapas como uma região circular, que lembraria o formato de um disco. E isso nos leva à sua relação com um gigante situado na América do Sul. Sim, o nosso querido país: Brasil.

Nosso país chegou a ter alguns nomes provisórios, como Monte Pascoal, Ilha e Terra de Santa Cruz, entre outros, até chegar no actual nome, que teria sido inspirado na grande quantidade de "pau-brasil" que existia aqui. Mas, desde o século XX, alguns teóricos apontam para uma possível relação com a ilha. Entre os pontos abordados estão alguma curiosidades. A maioria dos relatos de navegantes que encontraram a ilha conta com a descrição de um lugar de vegetação exuberante e animais exóticos, o que coincide com as impressões que os portugueses tiveram ao chegarem aqui. Além disso, o círculo presente na nossa bandeira actualmente é bem semelhante aos desenhos da ilha, encontrados dos mapas. Existe ainda a hipótese de que o povo fenício tenha vindo até às nossas terras antes dos portugueses e, devido a grande quantidade de metais, teriam chamado o local de BRZL. De que forma os portugueses poderiam ter tido acesso a essa informação e se baseado nisso para nomear o país, no momento ainda não sabemos.


A partir de 1865, a ilha deixou de constar nos mapas após algumas tentativas sem sucesso de expedições até o local e mesmo actualmente, com a captura de imagens via satélite, a ilha não foi avistada na região em que se encontrava nos mapas. Mas, considerando a primícia de que a ilha aparece apenas um dia a cada sete anos, que sabe possa ser atribuído a isso o insucesso na localização dela.

(Retirado do google)