• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Ritual wicca: todo o que deve saber para te iniciar

Iniciado por Ricardo, Janeiro 26, 2017, 01:00:20 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Ricardo

Ritual wicca: todo o que deve saber para te iniciar

A wicca é uma religião pagã, e bem como outras religiões (druida, egípcia, grega, romana, sumeria e outras tradições espirituais antigas), conta com certos rituais que são praticados por seus seguidores. Muitos deles são praticantes solitários; isto é, realizam seus rituais de maneira individual. Outros formam aquelarres, que são grupos informais de wiccanos. Com frequência não há hierarquias para além do aquelarre; não há grandes organizações a nível estatal, provincial ou nacional. Por último, algumas cofradías têm um Alto Sacerdote ou sacerdotisa que são eleitos pelo grupo para esse cargo.

Visibilidade

Praticamente todo mundo ouviu falar de cristianismo, o islã e o judaísmo. Em quarto local podemos encontrar empatados o budismo e o hinduismo. Se menciona a wicca à pessoa média, é provável que receba um olhar perdido. Uma razão importante disto é que muitos wiccanos tendem a manter em segredo sua religião; por temor a ataques de diferente tipo. Um inquérito recente a 3.798 praticantes da wicca mostrou que:

17% mantêm-no totalmente em segredo..
33% só permitem a seus amigos e/ou familiares mais próximos saber que são wiccanos.
30% falam sobre sua religião abertamente.
20% fazem totalmente "pública" sua religião.

Rituais wicca

Rituais periódicos


Os wiccanos tratam de reunir-se ao ar livre sempre que seja possível. O clima e as preocupações pela segurança pessoal pelo geral obriga-lhes a usar o interior. Reúnem-se em um círculo, que com frequência é de três metros de diâmetro. As velas na circunferencia geralmente orientam-se para os quatro pontos cardinales. Alguns wiccanos alinham as velas às paredes da habitação. Um altar coloca-se no centro do círculo ou junto à vela do norte. Os rituais começam com o traçado de um círculo, onde o círculo se desenha e se apura, e se acendem as velas. Então cria-se um espaço dentro do círculo; isto às vezes se visualiza como uma esfera, ou como um cilindro ou cone. O objetivo deste espaço é confinar a energia até que se liberte.



Os rituais wicca têm diferentes motivos. Alguns deles são celebrações, como a lua cheia, lua nova, um sabbat ou uma cerimônia especial. Também existem rituais wicca para a cura, a adivinación (cartas de tarot, runas, etc.), o ensino, a consagração de ferramentas, análises ou outras atividades baseadas na natureza. Uma vez finalizada a obra principal do ritual, ingerem-se alimentos (quiçá bolos e vinho) e fecha-se o círculo. Devido à crescente preocupação pelos vícios ao álcool e outras drogas, muitas cofradías substituíram o vinho com suco, água, etc.


sabbats wicca

Trata-se dos dias de celebração estacionales. Há oito sabbats na wicca, separados por uns 45 dias durante o ano. Quatro delas são sabbats menores: os dois equinoccios do 21 de março e 21 de setembro, quando no dia e a noite têm 12 horas de duração. Os sajones acrescentam os dois solsticios de 21 de dezembro, (a noite mais longa do ano no hemisfério norte) e o 21 de junho (a noite mais curta do ano). Em realidade, a data exata destes sabbats varia de ano em ano e pode ocorrer desde o 20 ao 23 do mês. Os principais sabbats são também quatro. Produzem-se aproximadamente a médio caminho entre os sabbats menores, tipicamente ao final de um mês. Diferentes tradições da wicca atribuem diferentes nomes e datas a estas festas. Os nomes mais comuns são de origem céltico: samhain (31 de outubro), imbolc (2 de fevereiro), beltane (30 de abril), e lammas (1 de agosto). As datas são aproximadas. Acha-se que os sabbats têm sua origem nos ciclos associados com a caça, a agricultura e a fertilidad dos animais. A seguir outros rituais wicca que são comuns em todo mundo.

Rituais de passagem

Dedicação, quando uma pessoa confirma seu interesse pela cultura wicca.
Iniciação, quando uma pessoa morre simbolicamente e renasce como wicca, adotando um novo nome.
União de mãos: foi originalmente um casal por um período de um ano. A maioria dos wiccanos agora o consideram como a criação de uma associação permanente.
Separação dos caminhos, que reconhece o final de um casal.
wiccaning ou apresentação de bebê, que dá as boas-vindas a um bebê na religião, mas não obriga à criança de jeito nenhum.
Cerimônia fúnebre, um réquiem por um wiccano que morreu.

Muitos seguidores desenham seus próprios rituais para ocasiões especiais em sua vida.

O Grande Ritual wicca

Este ritual simboliza a união sexual da Deusa e o Deus que se diz que criaram toda a vida, e se renova a cada primavera. É uma expressão de uso frequente sobre a visão positiva que os wiccanos têm para a sexualidade humana. Este ritual realiza-se simbolicamente, com frequência após que se completa o ritual principal, ao começo da distribuição da comida e a bebida. Em um aquelarre, seleciona-se um homem para sustentar o athame enquanto seleciona-se uma mulher para sustentar o cálice, que se encheu já seja com vinho, cerveja, suco ou água. O macho sustenta a daga acima do cálice, a folha para abaixo, e algumas palavras como estas se pronunciam:

Ambos: "Todos os frutos da Terra são fruto da união, teu ventre, teu dança, Senhora e Senhor. Vêem, une-te a nós, celebra conosco, desfruta conosco."
Sacerdote: "Bem como o athame é o Deus"
sacerdotisa: "O cálice é a Deusa."

Ambos (enquanto o sacerdote baixa a daga no cálice): "E juntos, trazem bênção."
Alguns casais wicca que já têm uma relação amorosa, comprometida e sexualmente ativos incluem um ato de relações sexuais durante seu grande ritual. De novo, isto simboliza a união do Deus e a Deusa. Isto se faz em privado e só envolve os dois membros.