Fórum Mestre Cruz

Fenômenos Paranormais => Suporte Paranormal (Geral) => Tópico começado por: Neferus em Abril 03, 2017, 02:56:20 PM

Título: Como Investigar uma Atividade ou Experiência Paranormal
Mensagem de: Neferus em Abril 03, 2017, 02:56:20 PM
Você já sentiu os pelos da sua nuca arrepiarem? As portas já fecharam com violência sem que houvesse alguém na casa? Por que não abordar a situação de maneira lógica e talvez aprender algo interessante sobre ela?

Procure por uma explicação lógica.

Por mais genial que seja passar por uma experiência paranormal, as dúvidas sempre surgirão caso as explicações lógicas não forem investigadas. Procure por explicações do dia a dia; por exemplo, se portas se fecham sem alguém por perto, há uma corrente de ar forte ou moderada no local? As dobradiças estão soltas? Os batentes estão tortos? Caso existam "orbs" (bolinhas brancas ou coloridas) nas fotografias que você tira na casa, pare e pense se você recentemente tirou o pó do local. A única maneira efetiva de se encontrar evidências de atividade paranormal é tentar refutar sua experiência com energia; dessa maneira, se você não conseguir encontrar uma explicação lógica, isto significa que realmente deve ter sido algo incomum; os melhores investigadores paranormais sempre se descreverão como céticos.


Realize pesquisa sobre o local.

Caso a lógica não possa explicar a sua experiência, é hora de pesquisar um pouco; procure por mortes ou outros eventos traumáticos na propriedade, outros relatórios de atividade paranormal no local e outros locais com manifestações similares.


Tente repetir a experiência.

Retorne ao local sob circunstâncias similares, talvez com um amigo como testemunha. Leve equipamento de gravação, câmaras e detentores de campo eletromagnético; verifique se o mesmo evento acontece novamente e se você pode registá-lo de alguma maneira.


Tente capturar a experiência de diferentes maneiras.

Caso você escute vozes, tente tirar fotos ou filmar o local, bem como gravar o Fenômeno da Voz Eletrônica (EVP em inglês – obtenha mais informações por meio do link da Wikipedia no fim da página); caso você veja um vulto, posicione também os dispositivos de registro de som e temperatura. Quantos mais meios de registrar a atividade, melhor.


Permaneça objetivo.

Mantenha sua mente aberta a todas as possibilidades; não descarte suas experiências como "apenas imaginação", nem aceite pancadas e clarões como prova de uma assombração. Coisas estranhas acontecem o tempo todo e a parte divertida é descobrir por que!


Peça ajuda a profissionais.

Caso você tenha evidências significativas de uma assombração (fotos, gravações, várias testemunhas, etc), peça ajuda a profissionais; verifique o departamento de psicologia da universidade local, os jornais e até mesmo a seção de oferta de serviços e profissionais.