• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Top 10 maiores religiões do mundo

Iniciado por Ricardo, Janeiro 26, 2017, 03:45:32 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo

10° Wicca e Neopaganismo – De 12 a 19 Milhões de Adeptos


Altar neopagão

Wicca é religião neopagã com influencia de crenças pré-cristãs e práticas da Europa ocidental. É afirmada existência do poder sobrenatural, como a magia, e princípios físicos e espirituais, tanto masculinos como femininos, completando a natureza. Há celebração dos ciclos da vida e festivais sazonais, populares como Sabbats, geralmente estes acontecem 8 vezes anualmente.

9° Espiritismo – Cerca de 13 Milhões de Adeptos


Psicografia

O Espiritismo não é de forma exata religião, porém compõe esta seleção. As bases da doutrina são sobrevivência do espírito depois da morte e reencarnação. A origem é na França, com expansão pelo mundo partindo da publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. A maior comunidade espírita é a brasileira, sendo 1,3% do país, espírita.

8° Judaísmo – De 14 a 18 Milhões de Adeptos


Muro das lamentações, local sagrado dos judeus

Esta é uma das 3 principais religiões abraâmicas, e pela definição é religião, filosofia e modo de vida do povo judeu. Trata-se de expressão do relacionamento e da aliança desenvolvida entre Deus com Filhos de Israel, de acordo com judeus religiosos. O Judaísmo ocupa a oitava posição entre as 10 maiores religiões do mundo.

7° Sikhismo – Cerca de 20 Milhões de Adeptos


Guru Nanak e o livro sagrado dos sikhs

O Sikhismo é pouco difundido, porém ocupa a sétima posição entre as 10 maiores religiões do mundo. A fundação desta doutrina monoteísta foi no século 16 pelo Guru Nanak, com base em seus ensinamentos.
Esta religião nasceu na província de Punjab, Índia, com grande parte dos adeptos vivendo ainda pelo local. Os adeptos se distribuem em 1,9% da população da Índia e ainda 0,3% de Fiji.

6° Xintoísmo – De 27 a 65 Milhões de Adeptos


Troii, portal xintoista que indica proximidade com o templo sagrado

O Xintoísmo, apesar de ser religião por estudiosos ocidentais, significa espiritualidade tradicional do Japão e japoneses. São incorporadas práticas espirituais derivadas de várias tradições pré-históricas japonesas, regionais e locais.

5° Budismo – Cerca de 376 Milhões de Adeptos


Templo do Buda de Primavera

Esta doutrina tem base em ensinamento do Siddharta Gautama, Buda de 600 a.C., com procura pela realização plena da natureza humana. A existência é ciclo contínuo de morte e renascimento, e as vidas presentes e passadas são interligadas.
O Budismo é a principal doutrina em muitos países do sudeste asiático, como Tailândia e Camboja. Já pelo Japão, esta doutrina simboliza a segunda maior religião.

4° Religião Tradicional Chinesa – Cerca de 400 Milhões de Adeptos


Imagens tradicionais da religião

Trata-se de termo utilizado para descrição de complexa interação entre diversas religiões e tradições filosóficas, com prática na China. Os adeptos juntam credos e práticas de várias doutrinas, como Budismo e Taoísmo. Os adeptos representam em torno de 6% da população do mundo.

3° Hinduísmo – Cerca de 900 Milhões de Adeptos


Durga, divindade hindu.

A base é em textos Vedas, com abrangência de seitas e variações monoteístas e politeístas, em ausência de corpo único de escrituras ou doutrinas. Hindus são mais de 80% da população no Nepal e Índia. É ostentado título muito original de maior monumento religioso do planeta, o templo Angkor Wat, mais tarde convertido em mosteiro budista.

2° Islamismo – Cerca de 1,6 Bilhões de Adeptos



O sagrado Alcorão islã.

Os muçulmanos representam a segunda posição, entre as 10 maiores religiões do mundo. De acordo com projeções, a partir de 20 anos, os muçulmanos vão representar mais de um quarto da população do mundo.
Se essa condição ocorrer, a quantidade de muçulmanos nos Estados Unidos vai ultrapassar, de maneira dinâmica, o dobro; a França e Bélgica serão mais de 10% islâmicas.

1° Cristianismo – Cerca de 2,2 Bilhões de Adeptos


A cruz, simbolo cristão.

Apesar do crescimento de várias religiões, o cristianismo é líder nesta seleção, das 10 maiores religiões do mundo. Mas, os seguidores desta doutrina apresentam mudança em perfil. Dois terços dos adeptos estavam pela Europa, há um século. Atualmente, os europeus são somente um quarto dos cristãos.
A África Subsaariana é região em que mais o Cristianismo cresceu pelo último século. A informação interessante é que de 1910 para dias atuais, os cristãos dessa região saltaram de 9 para 516 milhões de seguidores.