• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Projeto de Stephen Hawking que busca alienígenas já investiga 234 estrelas

Iniciado por Ricardo, Março 04, 2018, 11:18:53 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo

Duzentos e trinta e quatro dos 2,5 milhões de estrelas analisadas por um projeto de mapeamento do céu conhecido como Sloan Digital Sky Survey apresentaram anomalias em suas emissões de luz. E calhou que, em uma análise preliminar, essas alterações poderiam muito bem ser explicadas pela existência de vida inteligente nesses sistemas estelares.

Você deve se lembrar do último número inacreditável divulgado sobre o nosso universo observável: ele teria cerca de 2 trilhões de galáxias, cada uma com vários bilhões de estrelas. Seria no mínimo assustador imaginar que, com uma lista tão grande de endereços, só a Terra tivesse sido capaz de desenvolver vida inteligente — e um pouco narcisista pensar que ainda não surgiu, nessa imensidão, nenhuma civilização tão avançada quanto a nossa. 

É por isso que Stephen Hawking, um dos astrofísicos mais respeitados da atualidade, alerta para os riscos de entrar em contato com os alienígenas que sem dúvida estão por aí — e quer ficar de olho neles. O bilionário russo Yuri Milner concorda, e lhe deu um crédito de 100 milhões de dólares para tocar um programa de busca por inteligência extraterrestre chamado Breakthrough Listen. Milner já prometeu chegar ao exoplaneta Proxima B usando sondas que viajam a 20% da velocidade da luz.

Agora que é uma espécie xerife tácito do espaço, Hawking recebeu sua primeira missão: dar uma olhada mais detalhada nas 234 exóticas para ver se cérebro mais avançados que os nossos estão por trás das emissões curiosas. É bem pouco provável. A suspeita nasceu após a divulgação um artigo de dois pesquisadores da Universidade Laval, no Canadá, que está em fase de pré-publicação e disponível no site arXiv.com.

"É claro que vale a pena estudar mais detalhadamente os objetos com espectro incomum observados por Borra e Trottier", afirmou a equipe do Breakthrough Listen, da Universidade Berkeley, na Califórnia, em um anúncio à imprensa. "Porém, alegações extraordinárias requerem evidências extraordinárias. Ainda é muito cedo para atribuir esses sinais à atividade de civilizações extraterrestres."

"Talvez não haja alegação mais ousada que um astrofísico possa fazer que a descoberta de vida inteligente fora da Terra", afirmou o diretor do centro de pesquisa de vida extraterrestre inteligente da Universidade da Califórnia, Andrew Siemion, à New Scientist. "É um assunto muito profundo. Não dá para falar com tanta certeza antes de eliminar todas as explicações alternativas possíveis."