• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Sanatório de Valongo

Iniciado por Neferus, Abril 03, 2017, 02:11:57 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Neferus

Corria o ano de 1932 quando foi iniciada a construção do Sanatório de Mont'Alto. Como o número de vítimas da tuberculose aumentava com o passar dos anos, o sanatório foi ampliado, e as construções apenas terminaram em 1958 - ano em que o hospital começou a receber doentes.

No pico da sua atividade chegou a albergar 300 pessoas. Como tal é compreensível que as instalações contassem com uma capela, uma escola, e um edíficio que servia como lavandaria.



Por entretanto se ter descoberto a cura para a tuberculose, o número de doentes foi diminuindo. Por fim, este "retiro", e muitos outros espalhados pelo país, foram encerrados. (Neste caso, as instalações foram encerradas em 1975.)

Após o 25 de Abril, o Sanatório de Valongo foi vandalizado por elementos da extrema esquerda. Isto, e o abandono, são vísiveis em todas as imagens do hospital.

Hoje, é utilizado na realização de desportos radicais, e de equipas, como paintball.

Paranormal:

Muitos dizem que sentem "presenças" e alguém a observá-los, quando visitam o local. Também mencionam que o ambiente é "peasdo" e desconfortável. Outros dizem que do local apenas registam os atos criminosos típicos de edíficios abandonados.


(Capela do Hospital)