• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Os simbolos de protecção e sorte

Iniciado por Ricardo, Janeiro 26, 2017, 04:54:16 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo

Desde o início dos tempos que o Homem tem superstições - gestos que repete para se proteger das energias negativas, da falta de sorte e de todo o tipo de infortúnios - e usa determinados objetos, ou amuletos, que acredita que lhe trarão proteção.

Por amuleto entende-se um objecto que visa proteger-nos das energias nocivas que nos atacam, como por exemplo a inveja e o mau olhado, mas também o desânimo, o medo, etc.

- Existem dois tipos de amuletos:

- os que trazemos sempre connosco, que afastam as energias com que lidamos no dia a dia.

- os que temos em nossa casa, que garantem a nossa segurança a nossa ligação ao nosso centro energético e à fonte de todo o nosso poder pessoal.

É muito importante proteger o nosso espírito e o nosso corpo e também o nosso lar, pois se o lugar onde recuperamos forças contiver energias negativas será muito mais difícil, quase impossível, conseguir restabelecermo-nos.

Símbolos de proteção que pode trazer consigo ou colocar num local escondido de sua casa:

Elefante: muito usado para atrair riqueza e prosperidade. Algumas pessoas trazem-no na mala ou porta-chaves. O mais comum é ter em casa ou trabalho sobre a mesa. Em geral, ficam de costas para a porta de entrada, pois dizem que nesta posição atrai sorte.

Figa: é um dos amuletos de proteção mais usados em todo o Mundo, diz-se que começou por ser usada pelos Romanos e pelos Etruscos, que a associavam à fertilidade e que a usavam, principalmente as mulheres e as crianças, para garantir a saúde. Em italiano é chamada "Mano Fico", sendo que mano significa mão e fico significa figo, e a figueira é uma árvore associada à fertilidade e aos órgãos sexuais femininos. Com a chegada do Cristianismo, a figa deixou de ser associada à fertilidade, pois o corpo deixou de ser visto como uma coisa bela, passando a estar associado ao pecado. Por representar um "gesto feio", a figa passou a ser usada como uma armadilha para atrair as atenções do Diabo, que não resistiria a olhar por ser atraído para tudo o que era obsceno. Dessa forma, a pessoa que usasse uma figa consigo estaria a salvo, pois o Diabo olharia para a figa e não para ela. Assim, os cristãos passaram a usar a figa como uma forma de se protegerem de todo o mal e por essa razão este amuleto tornou-se tão popular, afastando o mau olhado, a inveja e todas as energias negativas que sejam lançadas sobre  a pessoa que traz a figa.

Sol: é um dos símbolos universais de prosperidade, sorte e protecção. Em muitas culturas, o sol simbolizava a vida, as divindades e o ouro. Ter um sol sempre à vista, representa ter luz no ambiente.

Peixes: para os orientais é um símbolo de riqueza e abundância. Podem também significar fertilidade.

Lua: é uma figura que traz protecção e amor. Pode ser usado em quadros, tecidos, ou como pingente.



Pomba: símbolo da paz. Ter dentro de casa uma estatueta com este pássaro é trazer tranquilidade para família. Para muitos, é um símbolo de espiritualidade.

Moedas da sorte: representam riqueza e bens materiais. Atraem bons negócios e prosperidade. É muito comum ter em casas orientais três moedas chinesas presas no meio por um cordão vermelho.



Buda: a imagem de Buda é símbolo de fortuna, paz e felicidade. Entre as várias imagens de Buda, existe uma que é conhecida como Buda da riqueza, aquele que está sempre a sorrir. Este Buda deve ser colocado num pires com moedas ou arroz. Irá atrair sorte, fortuna e alegria.



Olho Turco: usado como talismã de protecção contra o olho gordo. Para muitos, pode ser usado para atrair sorte.



Olho de cabra: são sementes de uma árvore, usadas para afastar inveja e atrair sorte.



Trevo de quatro folhas: é um dos símbolos mais antigos para atrair boa fortuna. Dizem que quem acha um trevo de quatro folhas terá sorte eterna.

Fita do Senhor do Bonfim:  originário da Bahia, a fita do Senhor do Bonfim é usada por todos para atrair sorte e aquilo que for pedido nos três nós que são dados enquanto prendemos a fita no braço. Dizem que tem mais força quando nos é oferecida.



Estrela de David: é uma estrela de seis pontas que usada junto ao corpo ou em casa atrai a protecção e a prosperidade.



Ferradura: muito usada atrás das portas de residências e comércio para atrair sorte e cortar com a negatividade.

Sapo da fortuna: muito usado para atrair riqueza. É claro que existem muitos outros símbolos de sorte. Use aqueles que você realmente acredita que irá atrair sorte para você e sua vida.



Infinito: O oito deitado é o símbolo do infinito, do que não tem princípio nem fim. Significa também esplendor, plenitude, grandeza, imensidade, infinidade. Psicologicamente é o momento da consciencialização de que o EU SOU Deus, isto é, Ser, Vida, Consciência. Significa que está a evoluir, a avançar para Deus.



Om: o som Om é considerado pelos Hindus como o mantra mais poderoso e sagrado. Considera-se o som primordial da criação do Universo, que contém todos os sons, palavras, linguagens e mantras. Considera-se ser a raiz do Universo, que continua a manter tudo unido.



Mão de Fátima: símbolo de poder, força e protecção. A mão representa os 5 pilares do Islão, e o nome Fátima vem da filha de Muhammad, Fatima Zahra, que para os Muçulmanos é considerada santa e sem pecado, tal como a Virgem Maria para os Católicos.

Chave: as chaves representam a união entre o Céu e a Terra, pois relacionam-se com a autoridade da Igreja católica, e a capacidade de unir e absolver dos pecados. Muitas religiões utilizam este símbolo para favorecer situações que envolvam mudanças.