• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Tipos de fantasmas: Impressões

Iniciado por Ricardo, Fevereiro 28, 2018, 12:26:23 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo

As entidades são normalmente algum vestígio de uma criatura viva. Mas e quanto a fantasmas de objetos inanimados? Um exemplo clássico é o fantasma do Holandês Voador, aquele navio fantasma. A embarcação é vista até hoje! E na maioria das vezes traz mau agouro a quem a vê. Um barco não é algo vivo, algo que interage com você. Por que então essas aparições sempre são vistas na mesma área e sob as mesmas condições, navegando sempre da mesma maneira?

Alguns fantasmas não parecem conscientes. Eles passam por nós e parecem nos ignorar, sempre agindo da mesma maneira, quase como um filme que fica se repetindo. Na prática, um fantasma tipo "Impressão" não é muito diferente disso mesmo. Eles não são espontâneos, não aparecem quando chamamos ou evocamos, eles não interagem.

Um exemplo: "Numa casa ocorreu um brutal assassinato na suíte do casal, onde o marido subiu as escadas enfurecido, entrou no quarto e matou a esposa a facadas. Ela chorava muito, gritava e implorava para ele não fazer aquilo. Era uma noite muito fria, chovia muito com relâmpagos e trovões". Pois bem, décadas depois essa casa é habitada por uma nova família e algumas vezes eles escutam uma mulher chorando no quarto do casal. Outras vezes vêem sempre o mesmo homem subindo as escadas com semblante raivoso, passa por eles e entra sempre no quarto do casal. Por que sempre o mesmo homem fazendo sempre a mesma coisa? Por que sempre uma mulher chorando e implorando no mesmo quarto?

Esse tipo de evento, geralmente algo de muito impacto emocional como um assassinato, um suicídio, uma agressão, uma pessoa muito depressiva que vivia no local... eventos assim parecem "marcar" o ambiente, como uma fotografia "queima" o filme e fica ali registrada, esses acontecimentos ficariam de alguma forma impressos no ambiente, daí o nome Impressão. Alguns especialistas também chamam de "assombração de memória do lugar" ou "assombração residual do lugar".

Essas assombrações podem ser ouvidas, vistas e às vezes até sentida! Se a impressão for muito forte no local ela pode chegar a tocar de alguma forma em você. Então, não é legal ficar no caminho. Mas como disse, elas não vem a qualquer momento, parecem precisar que as condições no ambiente propiciem o aparecimento. Usando o exemplo que dei acima, o homem subindo as escadas e a mulher chorando podem ser vistos apenas em condições onde o tempo esteja com relâmpagos, durante a noite, muito frio... condições essas que estavam presentes no momento do assassinato.

Então, se uma atividade fantasmagórica é imprevisível, errática, espontânea e interativa, ela é provavelmente o trabalho de uma entidade consciente. Se é previsível, redundante e não reage a observadores e mudanças no ambiente, ela é provavelmente uma impressão.

Características de uma Impressão:
1. Não são conscientes
2. Podem aparecer como humanos, animais, plantas ou objetos inanimados
3. Não mostram interação com observadores
4. Repetem-se de maneira idêntica todas as vezes
5. Permanecem no mesmo local
6. Com frequência usam o ambiente elétrico para se manifestar
7. Podem criar tanto experiências objetivas quanto subjetivas