• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Vinagre dos Quatro Ladrões

Iniciado por Ricardo, Março 03, 2018, 11:17:12 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo

O Vinagre dos Quatro Ladrões é também conhecido como vinagre de Marselha. Este tornou-se famoso como protector contra doenças e bruxarias.
Este preparado é feito à base de ervas e especiarias curtidas no vinagre. A sua receita varia muito assim como os pormenores da lenda. Mas, uma coisa é certa, já foi comprovado que os ingredientes têm propriedades anti-bacterianas e anti-sépticas.
Inclusivamente serve de repelente contra insectos (a peste bubónica, bem como a febre tifóide transmitem-se através de insectos).



Lenda do Vinagre dos Quatro Ladrões:

Reza a lenda que a cidade de Marselha, em meados do séc.XVII, foi bastante atingida pela peste negra. As casas atingidas eram marcadas com cruzes vermelhas, os infelizes que apresentavam sintomas da peste eram obrigados a usar um sino ao pescoço. Desta forma anunciavam a sua presença dando tempo às restantes pessoas para se afastarem, imediatamente, de forma a não serem contagiadas.

A população encontrava-se em pânico pois achavam que a peste era um castigo dos deuses pelos pecados do Homem ou que então só poderia tratar-se de bruxaria ou obra do diabo. Até a criminalidade diminuía dado o medo e o horror de ser contagiado. Mas havia um grupo de quatro ladrões que tinha a coragem de invadir as casas das pessoas contaminadas para roubar tudo o que encontrassem.
Ninguém conseguia explicar como estes se mantinham imunes à doença e sem qualquer receio.
Quando estes foram finalmente capturados, sob tortura ou promessa de atenuamento das suas penas, estes acabaram por revelar que possuíam a receita de uma poção mágica. Revelaram que encontraram, numa biblioteca antiga, a receita de vinagre com ervas e que este garantia protecção contra qualquer mal.
A receita acabou por ser divulgada à população par se poderem proteger da epidemia que se alastrava cada vez mais.
Assim, a receita, ficou conhecida como o "Vinagre dos Quatro Ladrões".

Este vinagre continuou, até hoje, a ser utilizado contra males físicos e espirituais, bem como para afastar negatividades, maldições, azares e invejas. E derivadas às suas propriedades desinfectantes é também usado na limpeza de casa.
Para quem acredite que este tem o poder protector contra bruxarias e limpeza de auras poderá colocar uma colher de sopa de sal grosso em 2 colheres de sopa deste vinagre. Por fim salpique as entradas da sua casa para a proteger contra visitantes indesejados ou intrusos.



Receita Vinagre dos 4 Ladrões




Ingredientes:


  • 1L de vinagre de vinho destilado
  • 7,5g de cânfora dissolvida em aguardente
  • 30g de flores salvia (secas)
  • 30g de alecrim(seco)
  • 22g de arruda fresca
  • 15g de flores de alfazema(secas)
  • 1,8g de alho picado
  • 0,5g cravos moídos

Misture bem todos os ingredientes (maceração) e somente no final acrescente o vinagre. Deixe a mistura em repouso durante 1 semana (agite-a ocasionalmente). Por fim coe a mistura e guarde-a num frasco de vidro, opaco, previamente esterilizado num local fresco e escuro.

Contra-indicação: Este preparado é somente para uso externo