• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Mecanismo de Antikytera

Iniciado por Ricardo, Março 04, 2018, 02:17:16 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Ricardo

O misterioso mecanismo de Antikythera foi encontrado em 1901 perto de um navio naufragado em Antikythera na Grécia e foi o único do seu genero a ser encontrado até a actualidade.

Depois de estudos a este objecto, investigadores chegaram á conclusão que este mecanismo é de facto um computador analógico e que embora não fosse programável no sentido moderno fora utilizado com um calendário.

Com o seu complexo conjunto de engrenagens de bronze este mecanismo foi construido para prever precisamente a ocorrencia de eclipses lunares e solares assim como a posição do Sol, Lua e planetas com Mercúrio, Venus, Marte, Júpiter e Saturno.
Mais recententemente cientistas avançaram novas discobertas revelando que o mecanismo acompanhava também as datas dos Jogos Olímpicos e anos bissextos e estaria muito á frente do seu tempo uma vez que dispositivos desse nível de complexidade não foram vistos por quase 1.500 anos depois.

As analises feitas nos anos 70 ás incrições gregas que o objecto tem na parte da frente e de atrás  revelaram que as mesmas teriam sido feitas em 87 aC e as análises feitas posteriormente reforçaram a ideia de que o instrumento é ainda mais antigo e foi datado entre 150-100 aC.
Nos dias de hoje, com base em todos os dados recolhidos, estima-se que o instrumento foi construído por volta de 205 aC, pouco tempo depois da data em que Arquimedes morreu. Contudo, não foi possivel aos investigadores afirmar que terá desenhado ou construido este mecanismo, avançando apenas que o com o seu design possivelmente terá sido influenciado pelos ensinamentos de Arquimedes, Hiparco, ou Posidonius.

De qualquer modo, a incrível complexidade do instrumento revela que os povos antigos eram capazes de produzir feitos intelectuais e engenharia que surpreendem até mesmo muitas mentes modernas.