• Bem-vindo ao Fórum Mestre Cruz.
 

Pau Santo

Iniciado por Ricardo, Março 03, 2018, 11:18:14 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo



Pau Santo significa "madeira sagrada" e é o nome para a burseragraveolens. Também foi chamada de "quebracho" pelos colonizadores espanhóis porque por sua dureza quebrava o facão ao ser cortado.

De uns 18 metros de altura, é uma árvore mediana com copa de folhas pequenas, grande quantidade de galhos e frutos em forma de cápsula cor verde escuro. Essa árvore vive na região sul americana do Peru, do Equador, da Bolívia e no Mato Grosso (Brasil). Ao combustionar, solta uma fumaça que  tem uma série de propriedades espirituais, que o fazem ideal para a meditação, relaxamento, harmonia nos encontros íntimos de casal, relaxar situações de tensão dentro de uma família, etc. Também sua fumaça mágica pode se utilizar para limpar de energias negativas de nossa moradia, habitações, escritório, etc.

A origem do Pau Santo é muito antiga, era utilizada pelos pajés incas em seus rituais religioso-espirituais, como ferramenta para atrair a boa sorte, afastar qualquer signo de negatividade, e como médio arranjar uma melhor comunicação espiritual com seus deuses.

Essa árvore também está presente no ritual dos casamentos indígenas. O casal deve plantar uma plantinha dessa árvore em ausência de testemunhas para ligar seus destinos e que a união seja pela eternidade.

Utilizava-se para fazer Fogos Rituais em cerimonias e rituais, protegendo assim o espaço no qual vai se trabalhar. Tem sido utilizado em rituais de harmonização com os elementos naturais até hoje .

O Pau Santo é uma madeira considerada sagradas desde tempos imemoriais, utilizada em reuniões e festas populares e rituais espirituais, como também na vida quotidiana no aspecto laboral e nos afazeres quotidianos. Já desde a antiguidade se atribui propriedades curativas e medicinais, sua essência é utilizada para curar problemas cutâneos e musculares, a cinza de sua madeira se usava para tratar feridas externas e a água de coacção da casca era usada para tratar infecções estomacais. Seu uso tem perdurado até nossos dias e ainda é usado para limpar de energia negativa às pessoas e as coisas.

Aroma do Pau Santo

Tem um aroma surpreendentemente forte e doce quando é queimado, por isso o Pau Santo é usado como incenso. Considera-se uma árvore com qualidades medicinais. Seus inúmeros benefícios fazem do pau santo um perfeito limpador energético, tudo a isso por causa das substâncias como o LIMONENE, principio activo presente numa alta percentagem em seu tronco; o LIMONENE pertence à família dos solventes ou trementinas, que são os responsáveis da limpeza, tanto física como espiritual. Algo limpo é algo encaixado, algo harmónico.
O aroma do Pau Santo é o único doce e lenhoso, O cheiro do Pau Santo faz lembrar uma embriagadora combinação doce de incenso, cedro atlas, erva doce, limão, eucalipto e um subtil toque de menta.


Como se obtêm o Pau Santo?

Tem que salientar que não presta toda a madeira da árvore do Pau Santo. Seus benefícios só prestam, quando a árvore tem morrido de forma natural, por causa da velhice. Se cortarmos uma árvore de Pau Santo, não teremos nenhum benefício. Além disso a árvore morta por velhice, deverá passar um tempo de uns 3 ou 4 anos, realizando seu caminho natural de descomposição. É nesse curioso período quando internamente a madeira desta árvore vai criando uma essência, um óleo que na hora de se queimar se tornará em um beneficio, gostoso, e  fumaça branca, que nos limpará de nossas energias ruins.

Por tanto  recolhida da árvore do Pau Santo, não talam os bosques, só se recolhe as árvores já mortas, limpando deste jeito a selva, em um ato de 100 por cento ecológico e protector dos recursos naturais.

O incenso de Madeira do Pau Santo, corta-se a modo tradicional com facão, em em trocinhos de uns 10 cm de comprimento, pode-se utilizar cada trocinho deste incenso até umas 15 vezes.

Usos do Pau Santo: Aromaterapia


A diferença de outros incensos, o pau santo pode ser utilizado várias vezes, comercializa-se cortado em forma de trocinhos de uns 10 centímetros de comprimento. É recomendável deixar desenvolver uma chama muito grande para obter uma intensa fumaça (durante uns segundos, para depois sacudir fortemente a mão para apagá-la, não deixe que o fogo arda por todo o palito).

Devemos salientar que cada trocinho pode cheirar algo distinto pois dependerá da concentração de óleos essenciais e seu tamanho.

É recomendável guardar o pau santo num recipiente hermético para que não perca seu aroma.
O Pau Santo se utiliza para expulsar as energias negativas e atrair as energias positivas.
Seu aroma nos ajuda a profundizar nos momentos espirituais de meditação y contemplação.
Purifica e limpa o ambiente, pode-se utilizar no dormitório para criar um ambiente íntimo, amoroso e cheio de felicidade
Agie como relaxante
Repele aos mosquitos

É uma experiência sensitiva que leva ao consumidor a um estado de calma e bem esta